Abordando o conceito de cooperativismo, o quarto ano da Escola Armida Grácia pôde compreender como o trabalho em equipe e o auxílio mútuo geram frutos positivos
Publicado: 08/09/2025, 17:20

Como forma de consolidar os aprendizados, cada aluno registrou em um texto o que aprendeu com a série de dinâmicas –
Os alunos do quarto ano A da Escola Municipal Professora Armida Frare Grácia, orientados pela professora Luciane Denise Gualdezi da Silva, participaram de uma atividade especial sobre cooperativismo. Segundo a educadora, o trabalho teve início com a exibição da videoaula “Vamos Ler e Frísia abordam o cooperativismo”, que apresentou de forma clara e inspiradora o conceito de cooperativismo e a importância de trabalhar em conjunto e apoiar uns aos outros.
GALERIA DE FOTOS
“As crianças se mostraram bastante animadas, especialmente com as animações dos animais, que ilustraram de maneira lúdica como o cooperativismo pode estar presente no dia a dia. A proposta despertou reflexões significativas sobre colaboração e solidariedade”, destacou a professora.
Na sequência, foi organizada uma roda de conversa, em que os estudantes compartilharam exemplos práticos de cooperação em suas rotinas, desde ajudar os colegas nas tarefas escolares até unir esforços para alcançar objetivos coletivos. “Eles compreenderam que cooperar é uma atitude que transforma relações e fortalece vínculos”, frisou Luciane.
Para consolidar o aprendizado, cada aluno registrou em um texto autoral o que aprendeu com a atividade. “As produções revelaram a compreensão dos conceitos trabalhados e reforçaram a ideia de que, quando unimos esforços, conquistamos muito mais. A experiência mostrou que cooperar não é competir, mas sim caminhar juntos em direção a um futuro melhor”, complementou a docente.