Por Maria Carolina Marcello
BRASÍLIA (Reuters) – A avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manteve estável desde julho, mostrou pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, com índices apresentando ligeiras alterações dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Realizado entre os dias 7 e 8 de outubro, o levantamento aponta que 36% dos entrevistados aprovam a gestão petista, considerando-a ‘ótima’ ou ‘boa’. Em julho, essa parcela correspondia a 35%.
Os 33% que avaliavam o governo como ‘ruim’ ou péssimo em julho passaram a 32% em outubro. Aqueles que avaliam a administração de Lula como ‘regular’ oscilaram de 30% em julho para 29% em outubro.
A avaliação de Lula é semelhante à verificada no mesmo período do mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro — 37% de aprovação, 34% de reprovação e 27% de regular, já sob os efeitos da pandemia de Covid-19.
A avaliação da situação econômica segue a mesma linha de estabilidade, com 41% considerando que ela piorou nos últimos meses e 26% avaliando que ela melhorou. Quando é questionada a situação econômica do próprio entrevistado, ela melhorou para 28%, piorou para 26% e seguiu a mesma para 45%.
A pesquisa entrevistou 2.029 pessoas em 113 municípios, na segunda e terça-feira desta semana. A margem de erro é de 2 pontos, para mais ou menos.