fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Avança na Assembleia projeto que prevê pagamento de débitos durante abordagens para evitar apreensão do veículo – CBN Curitiba – A Rádio Que Toca Notícia

Avançou em 1ª discussão na Assembleia Legislativa do Paraná, nesta segunda-feira (26), o Projeto de Lei que permite o pagamento imediato de débitos sobre veículos durante abordagens para evitar o recolhimento do automóvel.

Normalmente, quando autoridades policiais constam débitos em blitz, o veículo é recolhido e enviado ao pátio do Departamento de Trânsito, onde o motorista deve quitar a dívida para retirar o veículo. No entanto, o texto do projeto prevê a possibilidade do não recolhimento do automóvel se o motorista “realizar o pagamento no ato da abordagem”.

O autor do projeto, deputado Gugu Bueno (PSD), justificou a proposta afirmando que remoção do veículo causa burocracia e eleva custos para regularização, já que o proprietário precisa arcar com valores de guincho e diárias do veículo levado ao pátio.


Ele também reforçou que a medida não evita a multa e eventual pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de obrigações atrasadas quando o veículo for abordado pela autoridade policial.

Segundo a Assembleia, o projeto define que “é de responsabilidade do condutor ou proprietário a emissão das guias de pagamento necessárias e a comprovação do efetivo pagamento no prazo de até trinta minutos a contar da abordagem e verificação da irregularidade. O veículo somente será liberado com a confirmação dos pagamentos efetuados e depois de cumpridas as demais exigências legais cabíveis.” A proposta vale para débitos, como IPVA, licenciamento e multas por infrações, por exemplo.

O projeto retorna à pauta da Assembleia Legislativa na terça-feira (27) para votação em 2ª e 3ª discussão.

Compartilhe:

Veja também: