Um avião militar caiu no campus de uma faculdade em Daca, capital de Bangladesh, nesta segunda-feira, 21. O acidente matou 19 pessoas e deixou mais de 50 feridos. As informações foram confirmadas por equipes de resgate que atuaram no local.
O avião, utilizado para treinamento da Força Aérea de Bangladesh, caiu pouco depois de decolar e atingiu o bairro de Uttara, ao norte da cidade. Segundo comunicado das Forças Armadas, o acidente aconteceu por volta das 13h18 no horário local, equivalente a 4h18 no horário de Brasília, cerca de dez minutos depois do início do voo.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Há crianças e adultos entre as vítimas hospitalizadas, muitos deles com queimaduras graves, conforme informou um médico do Instituto Nacional de Queimaduras e Cirurgia Plástica. Um porta-voz militar alertou que o número de mortos pode aumentar, já que há feridos em estado crítico.
Um caça F-7 BGI (variação avançada de treino do chinês Chengdu J-7 – uma cópia do MiG-21 soviético) caiu sobre uma escola no Bangladesh logo após decolar. Informes locais referem pelo menos uma morte e vários feridos. pic.twitter.com/MgOdrLAOYn
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) July 21, 2025
Segundo o jornal local Prothom Alo, o avião atingiu o telhado do refeitório da faculdade. Imagens mostram um incêndio de grandes proporções e uma coluna densa de fumaça, enquanto equipes de emergência retiravam sobreviventes do prédio e tentavam controlar as chamas.
“Eu estava pegando meus filhos e fui até o portão, percebi que algo veio por trás, então ouvi uma explosão. Quando olhei para trás, só vi fogo e fumaça. Aí coloquei meus filhos rapidamente em um tuk-tuk e vi fogo e fumaça de novo. Havia muitos pais e crianças aqui”, relatou uma testemunha à agência Reuters.
🚨 BREAKING
A Bangladesh Air Force FT-7BGI fighter jet, a Chinese-built variant of the Chengdu J-7 used for training, crashed near Milestone College’s Uttara campus in Dhaka during a routine mission.
The aircraft, bearing tail number 701, resulted in the death of its pilot,… pic.twitter.com/Y38p4DEsoB
— Intel Tower🗽 (@inteltower) July 21, 2025
Governo de Bangladesh vai investigar acidente
O chefe do governo interino de Bangladesh, Muhammad Yunus, garantiu que as autoridades vão investigar as causas do acidente e apoiar os afetados. “A perda sofrida pela Força Aérea… pelos estudantes, pais, professores, funcionários e outros neste acidente é irreparável.”
O desastre ocorre pouco mais de um mês depois da queda de um avião da Air India em Ahmedabad, na Índia, que atingiu um alojamento estudantil e resultou em 260 mortes. O acidente aéreo foi considerado o mais grave do mundo na última década.