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Avião da Embraer no Cazaquistão: caixa-preta chega ao Brasil

As caixas-pretas do avião da Embraer que caiu no Cazaquistão chegaram ao Brasil para análise pela Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave, modelo Embraer 190, partiu de Baku, no Azerbaijão, no dia 25 de dezembro, e, ao tentar pousar em Aktau, sofreu um acidente.

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A queda resultou na morte de 38 pessoas e deixou 29 feridas. O destino era Grózni, na Chechênia, mas a aeronave teve de tentar realizar um pouso de emergência. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) vai conduzir a análise dos dados das caixas-pretas, com reconhecimento internacional pela sua especialização.

Investigações internacionais em curso sobre queda do avião

FAB vai analisar gravações do avião que caiu no CazaquistãoFAB vai analisar gravações do avião que caiu no Cazaquistão
No último sábado, 28, o presidente russo Vladimir Putin pediu desculpas ao presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev | Foto: Reprodução/Redes sociais

Investigadores do Cazaquistão, do Azerbaijão e da Rússia virão ao Brasil para acompanhar o processo de degravação. Depois da extração dos dados, eles serão entregues à Autoridade de Investigação de Acidentes Aeronáuticos do Cazaquistão. A suspeita é que disparos russos tenham derrubado o avião.

No último sábado, 28, o presidente russo, Vladimir Putin, pediu desculpa ao presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev. O russo classificou o ocorrido como um “trágico incidente” no espaço aéreo russo. Putin mencionou que algumas cidades russas estavam sob ataque de drones ucranianos, e o avião da Embraer teria acionado os sistemas de defesa a reagirem.

Tecnologia na análise do acidente

A FAB destacou a utilização de tecnologias avançadas, como animação em realidade virtual 3D, para analisar em detalhe a trajetória, a velocidade, a altitude e o funcionamento dos sistemas da aeronave. Essa tecnologia permite uma compreensão mais precisa dos eventos que levaram ao acidente.

Leia também: “A ressurreição da fé”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 249 da Revista Oeste

A aeronave partiu de Baku com destino a Grózni, mas enfrentou dificuldades que culminaram no acidente em Aktau.


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