O avião da Voepass que caiu em Vinhedo na última sexta-feira, 9, operava com autorização para deixar gravar oito informações de voo na caixa-preta da aeronave.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu uma licença temporária de 18 meses em 1º de março de 2023, que permitia a operação do avião sem esses registros, a pedido da Voepass.
A companhia pretendia incorporar a aeronave à sua frota, mas o avião não estava apto a gravar todos os parâmetros operacionais exigidos pelo Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC n° 121).
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Entre os dados não registrados estão informações sobre a funcionalidade dos freios, sistemas hidráulicos e todas as forças de comando dos controles de voo.
As forças de comando dos controles de voo representam as ações que o piloto exerce sobre a aeronave, como direcionamento e altitude.
Em entrevista à CNN, o piloto e engenheiro Jorge Leal Medeiros disse que a ausência desses dados pode comprometer a investigação do acidente em Vinhedo e outros futuros, pois possíveis erros não poderiam ser corrigidos.
Um avião bimotor de passageiros caiu em uma área residencial no bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira, 9.
A Polícia Militar informou que foi acionada às 13h28 para atender à ocorrência na Rua João Edueta, próxima à Rodovia Miguel Melhado de Campos… pic.twitter.com/QQwgWr8qg0
— Revista Oeste (@revistaoeste) August 9, 2024
“Isso pode comprometer a investigação do acidente em Vinhedo e outros voos futuros da Voepass, já que possíveis erros não poderiam ser corrigidos”, afirmou.
O parágrafo 121.344 do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil cita 91 informações que devem ser registradas pelas companhias aéreas no voo. Veja todos os parâmetros que o avião da Voepass não registrava ao operar:
- Frequências selecionadas em Nav 1 e Nav 2
- Pressão do freio (sistema selecionado)
- Aplicação do pedal do freio (direito e esquerdo)
- Pressão hidráulica (cada sistema)
- Posição do comando do compensador de arfagem na cabine
- Posição do comando do compensador de rolamento na cabine
- Posição do comando do compensador de direção na cabine
- Todas as forças de comando dos controles de voo da cabine (volante, coluna e pedais)
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O relator da determinação, Ricardo Bisinotto Catanant, afirmou em seu voto que, conforme apontado pela área técnica da Anac, “a ausência de gravação desses parâmetros em si não afeta o desempenho da aeronave em termos de aeronavegabilidade e nem potencializa ou atenua qualquer efeito direto na segurança da operação, sendo classificado o risco como 1C, aceitável.”
Queda do avião da Voepass em São Paulo
O voo 2.283 da Voepass saiu de Cascavel (PR) na última sexta-feira, 9, e tinha como destino o Aeroporto de Guarulhos (SP).
A queda do avião aconteceu em Vinhedo, no interior paulista, e deixou 62 mortos. A aeronave, prefixo PS-VPB, é um ATR 72-500, cuja capacidade total é de 74 pessoas, sendo 68 passageiros.
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As caixas-pretas foram recolhidas pelas autoridades encaminhadas para análise pela Força Aérea Brasileira (FAB) à Brasília no último sábado, 10. Os gravadores serão essenciais para desvendar os motivos pelo qual o ATR 72-500 despencou 4 mil metros em apenas um minuto.
O equipamento armazena os últimos registros de dados e voz da tripulação a bordo, além de informações da aeronave como velocidade, aceleração, condições climáticas, altitude e ajustes de potência.
O trabalho de remoção dos itens pessoais das vítimas foi interrompido nesta segunda-feira, 12, depois de novos restos mortais serem encontrados no terreno onde a aeronave caiu.
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Os peritos da Polícia Científica vão retornar ao local para remover o material genético.