Um Boeing 757 modificado, sem logotipos nem identificação externa, pousou em Porto Alegre na tarde desta terça-feira, 19, e chamou atenção no Aeroporto Salgado Filho. A aeronave pertence ao governo dos Estados Unidos e integra operações especiais da Força Aérea norte-americana.
O jato, registrado como 00-9001, é conhecido no meio militar como C-32B. Diferentemente do C-32A, usado para transporte de autoridades da Casa Branca, esse modelo é operado pelo 150º Esquadrão de Operações Especiais, com sede em Nova Jersey. A função principal é deslocar equipes de resposta rápida formadas por diplomatas, militares de elite e agentes de inteligência.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A viagem começou na segunda-feira 18, partindo de Nova Jersey. O avião fez escalas em Tampa (Flórida) e San Juan (Porto Rico) antes de seguir rumo ao Brasil. O pouso em Porto Alegre ocorreu às 17h13 desta terça-feira.
Interpelado por Oeste, o Planalto informou que não se pronunciará no momento.
Como é o avião “secreto” dos EUA
Com apelido de Gatekeeper (Porteiro), o C-32B já foi usado em missões de alto sigilo. Esteve em ação, por exemplo, depois da explosão no Porto de Beirute, em 2020, e também em grandes eventos internacionais, como os Jogos Olímpicos.
O avião conta com sistemas avançados de comunicação, sensores de última geração e capacidade de reabastecimento em voo. Esses recursos permitem que opere de forma autônoma em qualquer parte do mundo, o que garante mobilidade a missões sensíveis da diplomacia e da Inteligência norte-americana.

