Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Aviões da Air France e Azul quase se chocam em Guarulhos

Dois aviões ficaram a poucos metros de uma colisão em solo no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, nesta quarta-feira, 6. O incidente envolveu um Airbus A350-900 da Air France e um Embraer 195-E2 da Azul. As aeronaves se preparavam para decolar na pista 10L quando a sequência de taxiamento foi rompida.

Vídeos transmitidos pelos canais “SBGR Live” e “Aviação Guarulhos JPD” captaram a movimentação e o diálogo entre as tripulações e o controle de tráfego aéreo. As imagens mostram que o Airbus, de prefixo F-HTYL, avançou mesmo depois que o controle o instruiu a aguardar na taxiway G (Golf). A aeronave francesa cumpria o voo AF-459 com destino a Paris.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Pouco depois das 19h30, o controlador liberou o A350 para alinhar na pista. Durante a manobra, o piloto da Azul alertou em inglês: “Air France, stop!”. O Embraer, prefixo PS-AED, realizaria o voo AD-4547. O controlador interveio em seguida e pediu que a tripulação francesa mantivesse posição.

A Azul informou que o Airbus havia avançado com a asa sobre a cabine de seu avião, impedindo qualquer manobra segura. O controlador então consultou os pilotos da companhia brasileira, que confirmaram o risco. A equipe de solo foi acionada para verificar a distância crítica entre as aeronaves.

Enquanto isso, os pilotos da Air France demonstraram desconhecimento sobre a sequência de decolagens. Às 19h38, o controlador relatou a aproximação da viatura do solo. O piloto da Azul solicitou que o carro se aproximasse ainda mais, pois não conseguia ter plena visibilidade da asa esquerda e da cabine.

YouTube videoYouTube video

Confusão paralisou aeronave por quase uma hora

A decisão final envolveu o envio de um trator para rebocar o Embraer para trás. O piloto da Azul reagiu e questionou o que a Air France faria diante “dessa loucura toda”. O controle respondeu que o Airbus permaneceria parado até a liberação da área. A tripulação da Azul informou que contataria a empresa para relatar a ocorrência.

Às 19h44, o piloto da Air France questionou o motivo da paralisação e demonstrou preocupação com o pouco tempo que restava para decolar antes de precisar retornar ao pátio e reabastecer. Quando o controlador informou que a liberação levaria mais de dez minutos, o piloto anunciou que desligaria um dos motores.

Pouco depois, às 19h50, o trator chegou. A Azul solicitou o desligamento do motor 2 do Airbus por segurança da equipe de solo, e o controlador repassou a orientação. Às 19h58, com o Embraer já rebocado, a Air France indicou que precisaria de quatro minutos para religar os motores.

+ Leia também: “Embraer propõe fabricar cargueiro nos EUA”

O Airbus decolou às 20h10. Já o Embraer da Azul, depois de nova avaliação, optou por ser rebocado até o pátio. A aeronave decolou apenas às 20h48, com quase uma hora de atraso.

A Azul solicitou a preservação das gravações do incidente, e o controlador afirmou que o procedimento já estava em andamento. As autoridades brasileiras de aviação civil devem analisar o caso.

Compartilhe:

Veja também: