
O Campeonato Baiano 2026 terá novidades importantes em seu regulamento. As mudanças foram definidas nesta segunda-feira (3), durante reunião do Conselho Técnico realizada na sede da Federação Bahiana de Futebol (FBF), com participação dos representantes dos dez clubes participantes.
A principal alteração diz respeito à duração do torneio, que passará a ter apenas 11 datas, em cumprimento ao novo calendário nacional estabelecido pela CBF.
Formato e fases
Os dez clubes — Atlético, Bahia, Barcelona, Bahia de Feira, Galícia, Jacuipense, Jequié, Juazeirense, Porto e Vitória — disputarão a primeira fase em grupo único, no sistema de pontos corridos, com jogos apenas de ida.
Após as nove rodadas, os quatro primeiros colocados avançam às semifinais, enquanto os dois últimos serão rebaixados para a Série B de 2027.
Na semifinal, os confrontos serão entre o 1º x 4º e o 2º x 3º, também em jogo único, com mando de campo dos dois melhores classificados na primeira fase. Em caso de empate, a vaga na final será decidida nos pênaltis.
A final seguirá o mesmo formato: partida única, disputada na casa do time de melhor campanha geral. Se houver empate no tempo normal, o título será decidido nas cobranças de pênaltis.
VAR limitado e divisão de renda
Um dos pontos mais debatidos foi o uso do árbitro de vídeo (VAR). A tecnologia será utilizada apenas nos clássicos Ba-Vis da primeira fase e nas partidas das semifinais e final.
Além disso, a FBF e os clubes aprovaram a divisão das rendas líquidas (após custos operacionais) dessas partidas decisivas entre os dois times de cada duelo.
Resumo do novo formato
- 1ª fase com 9 rodadas, jogos apenas de ida;
 - VAR em ação somente nos Ba-Vis, semifinais e final;
 - Semifinais e final em jogo único;
 - Quatro clubes avançam, dois são rebaixados;
 - Campeão decidido em casa do melhor classificado.
 
								

