Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

baixa procura no período de férias limita as negociações

O ritmo de negócios envolvendo o etanol hidratado se manteve lento no mercado spot do estado de São Paulo ao longo da semana passada. É isso que indicam os levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). 

O volume total de hidratado comercializado e captado pelo instituto entre 7 e 11 de julho ficou praticamente igual ao da semana anterior. Vale lembrar que, na primeira semana deste mês, a quantidade comercializada foi a menor da safra atual (2025/26). 

De acordo com pesquisadores do Cepea, compradores seguem com baixo interesse de fechar novas aquisições, indicando bom nível nos estoques. O período de férias escolares é outro fator que reforça a diminuição na demanda, à medida que reduz a circulação de veículos. 

Do lado da oferta, alguns vendedores consultados pelo Cepea cederam nos valores de venda, enquanto outros optaram por se afastar do mercado. Diante disso, os preços caíram com um pouco mais de força. 

De 7 a 11 de julho, o Indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado para o estado de São Paulo fechou em R$ 2,5521/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins). O valor representa uma queda de 2,05% frente ao da semana anterior. 

O Indicador Cepea/Esalq do etanol anidro, também no mercado paulista, fechou a R$ 2,9598/litro, valor líquido de impostos (sem PIS/Cofins). Representando assim um recuo de 1,33% no mesmo comparativo. 

*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo

Compartilhe:

Veja também: