O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, de “grande perigo”, para baixa umidade em partes da região Centro-Oeste do Brasil, nesta sexta-feira, 15. Os dois Estados afetados devem ser o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Conforme o comunicado emitido pelo órgão climático às 13h, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 12% para o centro-sul mato-grossense; sudeste mato-grossense; sudoeste mato-grossense; norte mato-grossense; pantanais sul-mato-grossenses; leste de Mato Grosso do Sul; e centro-norte de Mato Grosso do Sul (confira o mapa abaixo).
Até as 17h, há grande risco de incêndios florestais e à saúde, como doenças pulmonares, dores de cabeça e outros sintomas.
Recomendações aos afetados no Centro-Oeste


O Instituto Nacional de Meteorologia recomenda a adoção de cuidados especiais para esses períodos de tempo seco. Entre as orientações, está a ingestão de bastante líquido para manter a hidratação e a suspensão de atividades físicas, que podem ser prejudiciais nessas condições. Também é importante evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, de modo a proteger-se contra os riscos provocados pelo calor e pela baixa umidade.
Outra medida preventiva é o uso de hidratante para proteger a pele e a umidificação dos ambientes. Isso ajuda a reduzir os efeitos do ar seco. O Inmet também orienta que a população dos locais indicados evite bebidas com efeito diurético, como café e álcool. Elas favorecem a perda de líquidos. Para mais informações ou em casos de emergência, o órgão informa que é possível contatar a Defesa Civil, pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Leia também: “O café brasileiro fala inglês, não mandarim”, artigo de Evaristo de Miranda publicado na Edição 282 da Revista Oeste
O Inmet é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Ele representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.