O ex-atacante Carlinhos Bala, ‘Rei de Pernambuco’, se envolveu na polêmica de Oswaldo de Oliveira, soltando o verbo em entrevista ao ESPN.com.br após declaração do treinador criticando técnicos estrangeiros em evento com a presença do italiano Carlo Ancelotti, comandante da seleção brasileira. Segundo Bala, ‘se o Brasil dependesse de Oswaldo para ganhar uma Copa, estaria morto’.
Carlinhos Bala trabalhou com Oswaldo de Oliveira no Cruzeiro, onde ambos não tiveram passagens marcantes.
O ex-atacante que brilhou sobretudo em Sport e Santa Cruz lembrou o período em que foi treinado por Oswaldo, no Cruzeiro, em 2006, com duras críticas ao comandante, que, segundo Bala, ‘nunca deu treino, só entregava as camisas e os coletes’. O ESPN.com.br procurou Oswaldo de Oliveira, que respondeu de forma breve e irônica:
“Envia esses títulos para ele e avisa que foram todos sem treinos, só entregando a camisa“, afirmou o técnico, que ainda mandou a lista de todos os títulos que conquistou na carreira.
‘Entregador de colete’
“Se o Brasil dependesse de Oswaldo para uma Copa do Mundo, a gente estaria morto. Ele chegou no Cruzeiro, estávamos bem que só e o time caiu de rendimento por causa dele. Um cara que nunca deu treino, só entregava as camisas e os coletes para fazer treinamento, taticamente não fazia nada. Agora quer criticar um cara que ganhou tudo no Real Madrid, Liga dos Campeões. Um cara que não ganhou nada, cansado de guerra, não tem treinamento, não sabe fazer um trabalho tático, falar de um cara que ganhou praticamente tudo na Europa. Aí é brincadeira”, iniciou Carlinhos Bala em entrevista exclusiva à ESPN.
“Ele era apenas um entregador de camisa, e não sou só eu que falo isso, outros também falaram, Vampeta, Edilson Capetinha, então prova que eu não estou mentindo. No Cruzeiro, tínhamos um time bom, quando o PC Gusmão saiu, estávamos lá em cima, quando ele (Oswaldo) assumiu, o time começou a ir para o meio da tabela, não ganhou de ninguém”, contou. No ano em questão, a Raposa terminou o Brasileirão no décimo lugar.
“Eu trabalhei com treinador em time pequeno que sabia mais do que ele (Oswaldo). Ele tinha o status de bom treinador, que ganhou não sei o que, mas dentro do trabalho não sabia fazer nada, a gente não via nada demais. Ele ganhou pelo mérito dos jogadores, e não dele. Quando ele teve um time bom na mão, lá no Cruzeiro tinha Gil, Élber, Alecsando, Gabriel, André Luiz, Edu Dracena, Martinez, tinha um time bom e ele não conseguiu fazer o time andar, de tão ruim que ele era, continuou.
‘Saí do Cruzeiro por causa dele’
Hoje aposentado aos 46 anos, Carlinhos Bala teve passagem curta pela equipe mineira, com somente 17 partidas. Ele atribuiu justamente ao treinador sua falta de espaço na Raposa, mas nega ter tido problemas pessoais com Oswaldo.
“Não (não tive problema com o Oswaldo). Eu agradeço por ele ter chegado, porque eu saí do Cruzeiro em 2007 por causa dele, aí foi quando fui para o Sport para ser campeão da Copa do Brasil. Se ele não estivesse lá, eu não teria sido campeão da Copa do Brasil. Pelo menos ele fez alguma coisa boa, mas de treinamento, eu vi que ele é fraquíssimo, apenas um entregador de camisa”, repetiu.
“O treinador (Ancelotti) nas costas dele, e ele falando mal do treinador, isso não existe. Um treinador desse, cansado. O cara, quando não tem o que fazer, que ninguém quer contratar porque já está ultrapassado, aí quer chamar atenção de alguma forma, menosprezando o treinador atual da seleção, que foi contratado por mérito, ele não está na seleção por indição, foi por mérito, por aquilo que ele fez no Real Madrid e por aonde passou”, criticou Bala.
Além de Oswaldo de Oliveira, Emerson Leão também fez críticas aos treinadores estrangeiros no evento, e a postura foi duramente criticada e entendida como ‘indelicada’. Segundo Oswaldo, após Ancelotti, a seleção brasileira deveria voltar a ter um treinador brasileiro. Os dois nomes citados como principais opções foram Fernando Diniz e Dorival Júnior, ambos com passagens recentes pela amarelinha, contribuindo para a pior campanha da seleção na história das eliminatórias para a Copa do Mundo.
“Eu tive a oportunidade de trabalhar com o irmão dele (Waldemar Lemos) no Náutico e ele era disparado melhor que ele (Oswaldo). Só que não teve a oportunidade de trabalhar nos times que ele trabalhou, de fazer a mídia que ele fazia. O irmão era um cara super legal”.
‘Está ultrapassado, ninguém contrata ele’
Segundo Carlinhos Bala, as declarações polêmicas não mancham a reputação de Oswaldo, porque ele ‘já está ultrapassado e ninguém nem sabe mais que ele é treinador’.
“Acho que (as declarações do Oswaldo e Leão) não mancham, não. Ele (Oswaldo) já está ultrapassado, ninguém contrata ele, ninguém nem sabe mais que ele é treinador, já não se via como treinador“.
“Agora, como comentarista, vai ser pior ainda. Ele foi muito infeliz nas palavras, falar mal de alguém que está perto dele, ele poderia falar de uma pessoa que não estivesse lá, em outro país, mas em um evento para treinadores e ele falar mal de uma pessoa que está ali, um cara que tem um histórico vencedor. Ele (Oswaldo) não chega nem a 1%. Cada um já teve a sua oportunidade na seleção, teve o Diniz, Tite, outros, a seleção precisa de novidade, a novidade está aí. Se ele não der certo, vida que segue, mas pelo menos tem que respeitar a história campeã do Ancelotti”, opinou.
Ex-atacante opina sobre a polêmica dos treinadores estrangeiros
2:28
Leão diz que não suportava técnicos estrangeiros e desabafa: ‘Nós somos os culpados’
Ex-treinador dá declaração ao lado de Ancelotti em Fórum Brasileiro dos Treinadores do Futebol
“Depender de (o técnico) ser estrangeiro ou não, é bom que o Brasil seja campeão. A seleção brasileira está devendo muito, pode ser que com ele (Ancelotti) venha a melhorar, conhece muitos jogadores da Europa, trabalha na Europa há muito tempo, isso pode fazer a diferença. Tanto ele pode anular como os caras podem se sobressair e o Brasil não ganhar, mas pelo menos deixa o rapaz trabalhar de uma forma tranquila, ele só fez poucos jogos nas eliminatórias e amistosos, a Copa do Mundo ano que vem, não tem como criticar. Ele (Oswaldo) queria que o presidente da CBF chamasse ele, aí pronto, o Brasil acabaria”, opinou Bala.
“Na hora que eu comecei a assistir, já estava na metade da entrevista do Leão, então não vi toda. A dele (Oswaldo), eu prestei atenção. Já dava para ver que ele estava com raiva, uma pessoa sem respeito nenhum à pessoa que está do lado. Mas a pessoa dizer que não gosta de um treinador… Ele (Ancelotti) entende pouco português, chegou agora, está se adaptando, mas ele (Oswaldo) foi muito mal. Ele não deveria nem estar ali, não é nem mais treinador e nem faz parte da carreira de treinador, já está ultrapassado, você vê que ele quer chamar atenção de alguma forma. Aquele ali é só um treinador entregador de camisa”, repetiu o ex-jogador.
“Eu confio nos jogadores (da seleção), ele (Ancelotti) é apenas a pessoa que vai direcionar a conquista do campeonato, mas eu acredito mais nos jogadores. Os jogadores se conhecem, os jogadores brasileiros levam o peso da camisa, então ele que têm que tirar proveito disso, a nossa seleção tem história. Cada um que está representando a seleção têm a obrigação de serem campeões. Ele é apenas a pessoa que vai conduzir os atletas para que volte a ser campeão como antigamente, é isso que a gente espera”, encerrou Carlinhos Bala à ESPN.
Oswaldo de Oliveira responde Carlinhos Bala
Procurado pela reportagem, o treinador retrucou a declaração pública do ex-atacante sobre ser um ‘entregador de colete’.
-
“2018 – Emperor’s Cup (Urawa Reds)
-
2013 – Carioca Championship (Botafogo)
-
2011 – Nabisco Cup (Kashima Antlers)
-
2010 – Japanese Supercup (Kashima Antlers)
-
2010 – Emperor’s Cup (Kashima Antlers)
-
2009 – Japanese Supercup (Kashima Antlers)
-
2009 – Jomo Cup (J.League All Stars x K.League All Stars)
-
2009 – J.League (Kashima Antlers)
-
2008 – J.League (Kashima Antlers)
-
2007 – J.League (Kashima Antlers)
-
2007 – Emperor’s Cup (Kashima Antlers)
-
2002 – Paulista Superchampionship (São Paulo)
-
2000 – Mercosul e João Avelange com o Vasco
-
2000 – FIFA World Club Championship (Corinthians)
-
1999 – Brazilian League (Corinthians)
-
1999 – Paulista Championship (Corinthians)
Envia esses (17) títulos pra ele e avisa que foram todos sem treinos. Só entregando a camisa“, escreveu Oswaldo.


