A Band não aprovou as falas racistas de Ana Paula Minerato contra a cantora Ananda e anunciou sua demissão na tarde desta segunda-feira (25). A musa da Gaviões da Fiel era contratada desde 2015 no canal e atuava como titular de um programa diário na rádio Band FM. Em nota, a emissora disse repudiar “veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito”.
> Quem é Ananda, cantora que sofreu racismo de Ana Paula Minerato?
“A Band repudia veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito. As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora. Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa”, diz o comunicado.
A polêmica veio a publico após o vazamento de uma conversa de Ana Paula com seu ex-namorado, o rapper KT. “A empregada [doméstica], a do cabelo duro. Você gosta de cabelo duro, KT? Eu não sabia que você gostava de mina do cabelo duro”, começou ela, falando sobre Ananda.
O rapaz ainda tentou interromper, sem sucesso: “Sua fala é bem…”, disse ele, mas foi impedido de continuar. “Você gosta de mina cabelo duro, de neguinha? Por isso ali é neguinha né, alguém ali um pai ou a mãe veio da África, tá na cara”, disparou.
Em uma nova tentativa, KT aconselhou: “Não tem problema. Você não sabe o ambiente que você está aí. Você tá falando isso aí em voz alta”. Mas sem parar, Ana Paula Minerato disse:
“Não tem problema? Sério? Por que você tem tanto cuidado com ela?”, questionou, sendo rebatida pelo ex: “Eu tenho cuidado com todo mundo, linda. De verdade, você não me conhece”, afirmou, calmamente.
No fim do bate-papo, ela proferiu mais falas preconceituosas. “Comigo você não teve, né? Nossa, mano, ela é feia, hein, tio? C*ralho, essa faixa de nega que ela usa é zoada, hein. Nossa, achei que ela era mais gatinha”, debochou.
Ananda se manifesta sobre ofensas
Ananda começou sua carreira musical na igreja e atualmente integra o Melanina Carioca. Você com certeza já a ouviu cantando, pois é ela que dá voz à canção “Quero que tu vá”, que viralizou em 2018. O hit, que também é assinado pelo Joker Beats, é tão famosos que soma mais de 54 milhões de streams no Spotify, além de ter 95 milhões de views no YouTube.
No seu perfil do Instagram, a cantora afirmou que irá tomar providências sobre as falas de Ana Paula. “Não tenho medo de você, não. Agora você vai ver o que arrumou. O buraco vai ser mais embaixo. E tu vai quer aguentar. Não foi mulher para falar?”.