Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bando da Leitura: um espaço onde a arte e a literatura transformam vidas

Projeto cultural oferece atividades gratuitas de incentivo à leitura e expressão artística há 18 anos

Além das crianças, o projeto também tem encontros mensais para mulheres e para a terceira idade, no chamado Bando Saudade

Além das crianças, o projeto também tem encontros mensais para mulheres e para a terceira idade, no chamado Bando Saudade –

No Viver Bem de hoje, conhecemos de perto o Bando da Leitura, uma iniciativa que há 18 anos encanta crianças, jovens, adultos e idosos com literatura, arte e afeto. Fundado e coordenado por Lucélia Clarindo, o projeto nasceu com o simples desejo de compartilhar histórias e cresceu, tornando-se referência cultural em Ponta Grossa.

Lucélia contou que o nome surgiu de forma espontânea e simbólica. Foi a pequena Bianca Soares, quando tinha 9 anos, quem chamou de “bando” o grupo de crianças que se reunia para ouvir histórias. E assim ficou: Bando da Leitura.

Todas as sextas-feiras, às 14h, gratuitamente, o espaço recebe crianças para momentos de contação de histórias, dinâmicas de leitura, expressão artística e brincadeiras no quintal. Além das crianças, o projeto também tem encontros mensais para mulheres e para a terceira idade, no chamado Bando Saudade.

Mais do que um espaço de leitura, o Bando é palco de atividades culturais: grupos de teatro, dança e festivais de contação de histórias utilizam o local para apresentações. Autores locais também lançam seus livros ali, em encontros que aproximam a comunidade dos escritores.

VÍDEO

O Bando da Leitura há 18 anos incentiva a leitura e a expressão artística em Ponta Grossa. Coordenado por Lucélia Clarindo, o espaço promove encontros semana… | Autor: aRede.info

  

Lucélia, pedagoga e artista, lembra com carinho de sua trajetória. Leitora desde a infância, mesmo em tempos em que lia à luz de velas, encontrou na arte um caminho de vida. “A leitura abre caminhos, amplia o conhecimento e nos permite viajar, mesmo sem sair do lugar”, conta.

A coordenadora ressalta ainda a importância de democratizar o acesso à literatura e valorizar autores locais, a qual no vídeo faz a leitura de uma poesia que foi um marco em sua própria jornada leitora.

Durante o mês de julho, o Bando da Leitura seguirá com atividades especiais de férias, abertas para todas as idades. O convite está feito: “Nas redes sociais, bando da leitura, Facebook, Instagram, tem o meu também, Lucélia Clarindo. Aqui, presencialmente, toda sexta-feira, às 14 horas, inclusive em julho, nas férias, teremos sessões especiais de contação de história e muito muitas atividades literárias que as crianças vão gostar e os adultos também”.


Compartilhe:

Veja também: