O lateral-direito Vanderson, do Monaco e da seleção brasileira, é uma das opções que o Barcelona planeja investir caso consiga selar uma venda antes do fechamento da janela de transferências, disse uma fonte à ESPN.
Vanderson, de 24 anos, foi cogitado pelo clube catalão em diversas ocasiões, mas o interesse nunca se concretizou devido aos problemas financeiros do Barça e considerado alto preço do jogador: cerca de 25 milhões de euros (R$ 157 milhões).
O Barcelona continua aberto a reforçar sua defesa para cobrir a saída do zagueiro Iñigo Martínez para o Al Nassr, da Arábia Saudita, e Vanderson seria a opção preferida neste momento. No entanto, o negócio é complicado porque o clube catalão precisaria primeiro fazer uma grande venda.
A esse respeito, a ESPN informou na segunda-feira que o Chelsea fez uma sondagem por Fermín Lopez, de 22 anos, enquanto o Barcelona também está aberto a ouvir ofertas por Casadó, Araujo e Christensen, em uma tentativa de cumprir as regras do fair play financeiro de LALIGA.
O técnico Hansi Flick conta atualmente com os zagueiros Eric García e Jules Koundé para a lateral. Vanderson seria uma alternativa mais ofensiva. O lateral joga pelo Monaco desde janeiro de 2022 e também é titular da seleção brasileira.
O Barça mantém boas relações com o clube monegasco, após também ter concluído o empréstimo de Ansu Fati ao time do Principado. Por outro lado, há um debate dentro do Barcelona sobre o jovem atacante camaronês do Villarreal, Etta Eyong.
O ponta tem sido cotado para o clube catalão após seu forte início de temporada, e o Barcelona informou à ESPN que há discussões sobre sua contratação.
Alguns o veem como um atacante com potencial para o futuro, enquanto outros acreditam que ele não possui atualmente o perfil necessário para jogar pelo Barça.
No entanto, ele é considerado uma “oportunidade de mercado” porque sua cláusula de rescisão varia entre cinco e dez milhões de euros, valor considerado acessível pela direção.