O retorno do Barcelona ao Camp Nou, previsto para o mês que vem, está em risco devido a problemas de licenciamento relacionados à reabertura do estádio, disseram fontes à ESPN.
O clube anunciou que o Troféu Joan Gamper acontecerá no dia 10 de agosto e servirá como a primeira fase da reabertura do estádio após dois anos de obras.
No entanto, para poder jogar a partida no estádio, o Barcelona precisa primeiro obter diversas licenças da prefeitura local. Fontes do clube disseram à ESPN que uma decisão será tomada “nos próximos dias”, dependendo se a permissão será concedida após uma série de inspeções.
Algumas das licenças necessárias já foram concedidas, mas ainda há problemas relacionados à segurança no acesso ao estádio.
Enquanto isso, o Barça analisa opções alternativas, com a possibilidade de jogar a partida no Estádio Johan Cruyff, embora o estádio onde a equipe feminina joga tenha capacidade para apenas 6 mil pessoas.
O Barça passou as duas últimas temporadas jogando no Estádio Olímpico, enquanto o Camp Nou está sendo reformado. O plano original era retornar em novembro de 2024, mas essa data foi constantemente adiada.
O time catalão quer jogar a partida como um teste no estádio antes do início da temporada da LALIGA, com a capacidade, caso a partida aconteça no Camp Nou, provavelmente limitada a no máximo 30 mil pessoas.
O Barça terá um mês antes do seu primeiro jogo em casa na temporada contra o Valencia, no início de setembro. A organização de LALIGA concedeu permissão para que o clube jogue suas três primeiras partidas fora de casa.
As obras no estádio continuarão ao longo desta temporada, com conclusão prevista apenas para o início da temporada 2026-27.
Enquanto isso, o plano é que os jogos em casa do Barcelona na próxima temporada sejam disputados com um público reduzido, entre 50 mil e 60 mil pessoas.