Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Barra Agroshow atrai mais de 12 mil pessoas e destaca potencial da fruticultura

Encerrada no último sábado (6), a primeira edição da Barra Agroshow atraiu público de mais de 12 mil pessoas, de acordo com o Sindicato dos Produtores Rurais de Barra e teve a fruticultura como um dos destaques do evento realizado pela primeira vez em Barra, no Oeste da Bahia.

Entre as novidades apresentadas, a produção de uvas de mesa, vem surpreendo produtores e despertando o interesse de investidores da região, assim como o mirtilo, que está em fase de experimentação.

A introdução do cultivo da uva no semiárido baiano chama a atenção pelo alto valor agregado, principalmente quando a plantação já está consolidada.

O empresário José Carlos Dourado, que participou do evento, destacou o potencial de diversificação que a região oferece:

“Não tenho no Goiás a mesma oportunidade de culturas com valor agregado tão alto. Mas passa pelo nosso planejamento investir aqui em variedades que possam trazer retorno maior do que soja, milho e feijão”, afirmou.

Produção em expansão

Na Fazenda São José, o cultivo de uva começou em 2023 e já ocupa 65 hectares da variedade Autumn Crisp, considerada como uma das mais procuradas no mercado nacional e internacional.

uva de mesa, produção, barra, fruticultura, autumn crisp, Bahia,Barra Agroshow 2025
Imagem: Guilherme Soares/ Canal Rural Bahia

De acordo com especialistas, Barra reúne condições climáticas ainda mais favoráveis que o Vale do São Francisco, principal polo produtor do Brasil.

O produtor e consultor de viticultura Fábio Ferreira explica que a região tem diferenciais importantes:

“Barra possui solos adequados, água de extrema qualidade e uma amplitude térmica maior do que no Vale. Isso garante coloração melhor e qualidade superior, permitindo que a uva expresse todo o seu potencial genético.”

O investimento inicial na Fazenda São José foi de cerca de R$ 250 mil. Para o produtor Antônio Geraldo Mesquita, os custos elevados no início são compensados pelo retorno esperado a médio prazo.

“Estimamos que nosso custo-benefício se tornará interessante a partir do quarto ano. Até 2028, a atividade será autossustentável”, afirmou.

Além da uva, a propriedade já aposta na produção de mirtilo. Em fase experimental, o cultivo conta com duas mil plantas e deve ganhar escala comercial ainda este ano.

“Em dezembro iniciaremos o projeto comercial, com meta de atingir entre 15 e 20 hectares até 2027”, destacou Mesquita.

muda de mirtilo, fruticultura, barra agroshow, barra, bahia, evento
Muda de mirtilo introduzida em propriedade em Barra (BA) | Imagem: Guilherme Soares/ Canal Rural Bahia

Seminário da Fruticultura Irrigada

As visitas técnicas às fazendas fizeram parte da segunda edição do Seminário da Fruticultura Irrigada, que integrou a programação da Barra Agroshow.

Além da Fazenda São José, outro grupo visitou a produção de cacau e coco da Fazenda São Roque. A rodada de palestras abordaram os desafios e oportunidades, com destaque também para o cacau.

O encontro reuniu palestras sobre desafios e oportunidades do setor, com destaque também para o cultivo de cacau.

Segundo o pesquisador Dario Ahnert, os primeiros plantios de cacau já mostram adaptação promissora na região.

No caso do cacau especificamente, já têm os primeiros plantios, já foram feitas introduções dos materiais que já estão produzindo em alguns lugares, então já fica fácil você verificar aqueles que mais se aclimataram aqui. Estamos acompanhando a questão da evolução tecnológica“, destaca Ahnert.

Para a vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barra, Gleise de Melo, o saldo foi positivo:

Para a gente, a feira se encerra com um brilho de um trabalho coletivo que foi muito bem feito e que contou com o apoio de colaboradores, patrocinadores, produtores e equipe técnica. Acho que foi um ganho comum à todos, principalmente pra Barra e Região“, disse.


Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Siga o Canal Rural Bahia no Instagram e nos envie uma mensagem.


Compartilhe:

Veja também: