Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Barroso defende STF e diz que ideia é evitar escalada de conflito

Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso afirmou nesta quarta-feira, 30, que a Corte atua dentro dos limites constitucionais e com respeito ao devido processo legal. A declaração ocorre em meio às tensões diplomáticas com os Estados Unidos, depois principalmente da confirmação de sanções ao seu colega de Supremo, o ministro Alexandre de Moraes.

Em entrevista à GloboNews, Barroso ressaltou que a intenção do STF não é alimentar a crise entre os dois países. “Nossa preocupação não é escalar um conflito. Antes, pelo contrário, acho que o conflito faz mal para o país”. Segundo ele, a nota divulgada pelo Supremo visa esclarecer que os julgamentos têm ocorrido de forma pública, transparente e de acordo com padrões internacionais.

Barroso: perda de visto norte-americano

O governo norte-americano anunciou nesta quarta a inclusão de Moraes na lista de sancionados pela Lei Global Magnitsky, instrumento legal contra as violações de direitos humanos e corrupção. Além disso, os EUA revogaram os vistos para a entrada no país de outros ministros da Corte. A medida inclui o próprio Barroso. Do mesmo modo, se estende a Edson Fachin, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, assim como Gilmar Mendes.

Em meio ao mal-estar entre os países, tornou-se pública a informação de que a família de Barroso possui um apartamento avaliado em US$ 4,1 milhões em Brickell, região nobre de Miami. O imóvel, com 158 metros quadrados e vista para o mar, tem registro junto a uma empresa offshore, sob o controle do seu filho, o investidor Bernardo Van Brussel Barroso.

YouTube videoYouTube video

Conforme o site Metrópoles, as informações constam em fontes públicas do Condado de Miami. Caso as sanções se ampliem a outros integrantes do STF e seus familiares, o patrimônio estaria ao alcance das restrições legais.

+ Leia mais notícias de Política na Oeste

Compartilhe:

Veja também: