Como não poderia deixar de ser, o título dos Estados Unidos no torneio de basquete dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 terminou com provocação ao corredor Noah Lyles.
Após a conquista da medalha de ouro, a USA Basketball, que é a Federação de Basquete dos EUA, rebateu comentário feito pelo astro do atletismo.
“Agora somos campeões do mundo?”, questionou a entidade, em sua conta no X.
A ironia faz referência à polêmica entrevista dada por Lyles em agosto do ano passado, no Mundial de atletismo, quando ele criticou a NBA por chamar o time campeão da liga de “world champion“, ou “campeão mundial”.
À época, o corredor explicou que achava que o termo “campeão mundial” só pode ser usado quando um time vence uma competição contra outras nações, e não em um torneio nacional.
“Eu assisti às finais da NBA e vi todos falando em ‘campeões do mundo’. Campeões mundiais de quê? Dos Estados Unidos? Não me leve a mal, eu amo os Estados Unidos… Mas às vezes temos que lembrar que não somos o mundo”, disse.
Are we the World Champs now?
🇺🇸 #USABMNT pic.twitter.com/t4M9NeBkU6
— USA Basketball (@usabasketball) August 10, 2024
“Aqui (no Mundial de Atletismo), sim, nós somos o mundo. Aqui todos os países estão representados, lutando para ganhar. Na NBA não existem bandeiras (nacionais)”, acrescentou.
O comentário de Noah, porém, não caiu bem com várias estrelas da NBA, que fizeram questão de provocar e rebater o atleta nos últimos meses.
Em meio às trocas de provocações, Lyles também teve grande desempenho nas Olimpíadas.
Ele ganhou a prova mais prestigiosa do atletismo, os 100m rasos, e ainda faturou um bronze nos 200m, mesmo correndo contaminado pela COVID-19.