A vitória do Flamengo por 3 a 2 sobre o Palmeiras, no último domingo (19), rendeu muita polêmica do lado alviverde por conta da arbitragem comandada por Wilton Pereira Sampaio. De acordo com apuração da ESPN, porém, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) tratou a atuação dojuiz como “segura”.
O lance mais polêmico aconteceu no início da partida, com um empurrão de Jorginho em Gustavo Gómez.
Enquanto os paulistas reclamaram bastante de um possível pênali cometido pelo meio-campista, tanto a arbitragem de campo quanto o VAR não viram infração do jogador rubro-negro.
Segundo soube a reportagem, a interpretação interna é de que se Wilton marcasse um pênalti no respectivo lance, a reclamação só mudaria de lado.
Nos bastidores, o recado para os árbitros é direto: “Para marcar um pênalti, é necessário que seja um pênalti de verdade, e não uma defesa de tese como temos visto quando o clubismo ferve no sangue de alguns”, disse uma fonte na entidade que rege o futebol nacional.
A CBF também entende que, no momento, as reclamações são nítidas e com o intuito de apenas descredibilizar a arbitragem.
A avaliação interna é de que a atuação de Wilton seguiu um padrão “seguro” e “sem grandes erros”.
Com o resultado, o Palmeiras segue líder do Brasileirão, com 61 pontos, mas viu o Flamengo igualar a pontuação na tabela.
O time de Abel Ferreira permanece na ponta por ter uma vitória a mais em relação ao rival.