Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bayern ‘amassou’ o Flamengo no Mundial? Zico rebate e aponta erro de Filipe Luís

A derrota do Flamengo para o Bayern de Munique nas oitavas de final do Mundial de Clubes, no último domingo (29), foi por um placar que alguns consideram “elástico”: 4 a 2. O maior ídolo do clube, Zico, discorda. Para ele, o erro do rubro-negro – e mérito dos alemães – foi forçar os erros, mas o VAR também teria interferido.

O lendário meio-campista acredita que houve falta tanto no gol contra de Erick Pulgar, em que ele enxerga um puxão de camisa no volante, quanto antes do escanteio que originou o lance, agora com o chileno sendo empurrado para cima do goleiro Rossi. Tirando esses fatores, o ‘Galinho de Quintino’ enxergou um jogo bem equilibrado

Em entrevista ao canal SportMixTV, Zico analisou o confronto entre Flamengo e Bayern de Munique e apontou que o time brasileiro cedeu à pressão alta do adversário. “O mérito do Bayern foi forçar os erros, marcação pressão em cima. Em uma marcação como essa, tem horas que você precisa ser mais simples e jogar a bola lá para frente, dar bico para o alto”, opinou.

Dois gols dos europeus começaram em erros do rubro-negro na saída de bola, algo criticado pelo ex-jogador. “O Flamengo estava insistindo em sair pelo meio e tomou três gols assim. Tem aquela máxima: ‘no alto não tem perigo’. “Você vê o segundo gol, o cara fez pressão no Arrascaeta. Terceiro gol, o Luiz Araújo foi rebater, rebateu no meio, o cara dominou, gol. Quarto gol, Luiz Araújo foi sair, o cara roubou no meio, gol”.

Apesar desse estilo ser marca registrada da Europa nos dias atuais, Zico ressaltou que isso já era discutido e implementado nos anos 80, quando o futebol brasileiro figurava entre os melhores do mundo – senão, o melhor. “Na nossa época, o Coutinho falava: ‘faz a marcação em cima que vocês estão perto do gol’. E é isso que o Bayern fez”.

Mesmo com a derrota, o Flamengo teve mais chutes a gol e mais posse de bola que o Bayern de Munique, além de não ter abdicado de atacar. O modo de jogo da equipe de Filipe Luís foi destaque na mídia estrangeira, que disse que o jovem treinador está fazendo um “doutorado” no Mundial de Clubes.

Zico endossa esse pensamento e não vê domínio do clube alemão, apesar do placar com muitos gols. “Qual domínio do Bayern?”, questionou o maior ídolo rubro-negro. “O Rossi pegou uma bola, fez uma defesa, quando já estava 4 a 2,. No mais, foram jogadas de roubada de bola perto do gol”. pontuou. E a arbitragem de vídeo não foi poupado de críticas por ele.

“Teve o gol contra, que ao meu ver foi falta”, opinou, sobre o primeiro gol. “O zagueiro puxou a camisa do Pulgar. O VAR está lá não sei para que. Antes já tinha sido falta quando o Rossi tirou a bola, o cara já tinha empurrado o Pulgar em cima do Rossi”. Zico, no entanto, não atribuiu o revés à arbitragem. “Em um campeonato desses, é erro zero. Não pode errar contra o Bayern. Custou caro para o Flamengo”, concluiu.

Com a eliminação no Mundial de Clubes, o Flamengo volta a campo somente na metade de julho, quando retorna o Brasileirão. A equipe de Filipe Luís está na liderança do campeonato, com um jogo a menos, além de estar classificada às oitavas da CONMEBOL Libertadores, em que enfrenta o Internacional, e da Copa do Brasil, na qual pega o Atlético-MG.

Compartilhe:

Veja também: