Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Biblioteca Gralha Azul doa livros para instituições que atendem idosos

Durante o mês de junho e julho, a Biblioteca Gralha Azul realizou uma agenda de contação de histórias em 7 instituições de longa permanência – mais conhecidas como casas de repouso – e em Centros-Dia (unidades especializadas em serviços para pessoas idosas) no município de Ponta Grossa. A ação foi realizada em parceria com as editoras ABC Projetos, Dali Projetos Criativos e Arte Telúrica, que forneceram gratuitamente 100 livros para formação ou ampliação dos acervos das instituições.  

Silmara Raquel Chagas, coordenadora do Centro-Dia Creche para Idosos de Ponta Grossa, conta que antes da doação, o acesso a livros e a literatura era mais restrito, visto que tinham poucos livros, muitos já desgastados com o tempo. “As leituras eram pontuais, mediadas pela equipe, e nem sempre contemplavam os interesses dos idosos. Agora, com mais opções e temas mais próximos de suas vivências, há mais envolvimento e curiosidade”.

Silmara destaca que receber livros que falam sobre a história de Ponta Grossa foi emocionante, visto que os atendidos viveram momentos importantes na cidade, e puderam se reconhecer nas páginas. “Foi uma oportunidade de recuperar memórias, reforçar o sentimento de pertencimento e valorizar suas trajetórias pessoais”, expressa. Para a instituição, ela diz que foi um presente cultural, que ajudará a fortalecer o vínculo entre memória, identidade e cuidado.

De acordo com Rulyan Mendes, assessor técnico de enfermagem da Casa São Pio, a doação enriqueceu a biblioteca da instituição, oferecendo mais opções de leitura para os idosos. O profissional conta que os atendidos têm o costume de ouvir histórias e, em alguns casos, também de ler, prática importantíssima na vida das pessoas idosas, porque promove estímulo mental e uma conexão com suas próprias memórias. “Iniciativas como a da Biblioteca Gralha Azul são extremamente relevantes para instituições como a nossa, pois contribuem para a promoção da cultura, o estímulo à leitura, trabalhar com memórias afetivas e o bem-estar dos idosos”, avalia Rulyan.

Alessandra Bucholdz, uma das responsáveis pela Biblioteca Gralha Azul, explica que os livros foram selecionados priorizando títulos que falam sobre a cidade. “Levamos para o público obras que falam sobre imigração, sobre instituições, sobre a história e a memória da cidade, promovendo laços afetivos”. Ela conta que ainda foram incluídos na seleção obras literárias de escritores regionais, promovendo a literatura produzida nos Campos Gerais. Várias obras também estão disponíveis em audiolivro, facilitando o acesso.  

As ações estavam previstas no projeto “Biblioteca Gralha Azul – Edição Escritoras”,  aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, e viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura – Governo Federal. “Nosso objetivo com essas atividades foi levar a vivência literária e promover ações de incentivo à leitura junto ao público da terceira idade, lembrando que a leitura é imprescindível em todas as fases da vida ”, assinala Alessandra.   

As atividades beneficiaram idosos da Casa do Idoso Paulo de Tarso, da Casa de Repouso São Francisco de Assis, do Bando da Leitura com ações exclusivos para alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), da Casa Lar São José, do Lar das Vovozinhas Balbina Branco, da Casa São Pio e da Creche para Idosos.

As contações de história trabalharam a obra “No meio do Caminho Miados e Burburinhos”, escrita por Jacqueline de Mattos, um texto que aborda uma alegre senhora chamada Gegê. Neste livro, a simpática Dona Gegê tem sua rotina transformada quando passa a encontrar gatinhos, que resolvem virar seus novos companheiros e morar com ela. Durante a ação, também houve trocas sobre literatura e a história da cidade, além de um momento de contação por parte dos idosos, incentivando-os a compartilhar uma história da própria vida.

A Biblioteca Gralha Azul é uma ação coletiva de escritores, editoras e profissionais que trabalham com produção editorial, que desde 2021 se articularam para promover a produção literária infanto-juvenil no Paraná. A Biblioteca já lançou 20 escritores e deve lançar mais 12 ainda neste mês. Todas as obras podem ser acessadas gratuitamente no site da Biblioteca Gralha Azul.

Com informações: Assessoria de Imprensa.


Compartilhe:

Veja também: