Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bolsonaro agradece defesa de Trump contra ‘perseguição política’

O ex-presidente Jair Bolsonaro agradeceu ao presidente dos EUA, Donald Trump, por ele ter saído em sua defesa contra a “perseguição política” que enfrenta no Brasil. Pelas redes sociais, Bolsonaro disse que tem em comum com Trump a defesa dos “interesses dos nossos povos e a liberdade de todos”.

“Este processo ao qual respondo é uma aberração jurídica (Lawfare), clara perseguição política, já percebida por todos de bom senso”, disse Bolsonaro em publicação no X. “Agradeço ao ilustre presidente e amigo. V. Exa. passou por algo semelhante. Foi implacavelmente perseguido, mas venceu para o bem dos Estados Unidos e dezenas de outros países verdadeiramente democráticos.”

Bolsonaro finalizou a mensagem dizendo que a luta de Trump por paz, justiça e liberdade “ecoa por todo o planeta”.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“Obrigado por existir e nos dar exemplo de fé e resiliência”, escreveu o ex-presidente, nesta segunda-feira, 7.

Mais cedo, Trump publicou uma longa mensagem em defesa de Bolsonaro em sua rede social.

“O Brasil está fazendo uma coisa terrível no tratamento ao ex-presidente Jair Bolsonaro”, disse Trump. “Eu tenho observado, assim como o mundo, enquanto eles não fazem nada além de persegui-lo, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto de ter lutado pelo povo.”

Sem citar Bolsonaro, Lula reagiu a Trump e rejeitou interferência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu à fala de Trump dizendo que o Brasil é soberano e não aceita interferência estrangeira em assuntos internos.

“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros”, disse Lula pelas redes sociais. “Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja.”

Lula ainda afirmou que o Brasil possui “instituições sólidas e independentes”, e que “ninguém está acima da lei”.

Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal em um inquérito que investiga um suposto “plano golpista” para impedir a posse de Lula.

Leia mais


Compartilhe:

Veja também: