O ex-presidente Jair Bolsonaro crititou uma manchete em que o jornal Folha de S.Paulo atribui a ele um suposto plano para criar um “poder paralelo” no Congresso Nacional, mesmo com eventual sucesso da direita em retornar ao Palácio do Planalto.
De acordo com a Folha, o objetivo de Bolsonaro seria “fazer frente” ao Supremo Tribunal Federal. No texto, o jornal afirma que o suposto cálculo do ex-presidente levaria em conta “até mesmo o cenário em que um sucessor no bolsonarismo venceria a disputa” pela Presidência da República.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
O jornal também disse ter ouvido de aliados de Bolsonaro que ele estaria mais preocupado em ter a maioria no Congresso “do que em eleger o ocupante do Palácio do Planalto”.
Segundo a matéria, com maioria no Congresso, Bolsonaro estaria planejando ter mais poder “que o próprio presidente da República”.


Pela redes sociais, nesta terça-feira, 1º, o ex-presidente disse que o jornal distorceu fatos e agiu com irresponsabilidade.
“A manchete publicada é injusta e distorce os fatos de forma maliciosa”, disse Bolsonaro. “Reiteramos que não há – e nunca houve – qualquer estrutura ‘paralela’ ou atuação fora dos marcos legais e democráticos.”
De acordo com Bolsonaro, o seu objetivo é “ampliar a representação de uma maioria silenciosa que, embora expressiva na sociedade, tem sido sistematicamente excluída dos espaços institucionais”.
Leia também: “‘Golpe’: Moraes nega pedido de Bolsonaro e diz que não admitirá ‘tumulto processual’”
Em outro trecho, o ex-presidente ressaltou que sua pretensão em relação à ampliação do número de aliados no Congresso “trata-se de um esforço transparente e dentro das regras do jogo democrático”.
“Defender ideias, ocupar espaços e disputar narrativas não é ameaça – é democracia em seu estado mais puro”, afirmou. “Seguiremos firmes, convictos de que a verdade prevalecerá e venceremos.”
– À Folha de S. Paulo: pedimos responsabilidade com a verdade.
– A manchete publicada é injusta e distorce os fatos de forma maliciosa. Reiteramos que não há – e nunca houve – qualquer estrutura “paralela” ou atuação fora dos marcos legais e democráticos.
– Nosso objetivo… pic.twitter.com/4STWPMsGd9
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 1, 2025