Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bolsonaro passa por exames, e adeptos se concentram em hospital

Na manhã deste sábado, 16, dezenas de simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro se concentraram em frente ao hospital DF Star, em Brasília. No local, o político passa por exames laboratoriais.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Depois de se organizar, o grupo ajoelhou-se no gramado e levantou as mãos. Os apoiadores promoveram uma oração coletiva pela recuperação de Bolsonaro.

Entre os presentes, alguns manifestantes exibiram bandeiras do Brasil e de Israel, além de cartazes escritos em inglês e português. Enquanto aguardavam a chegada do ex-presidente, discursos em apoio a Bolsonaro foram ouvidos no local.

Tom político marca mobilização pró-Bolsonaro

BolsonaroBolsonaro
Jair Bolsonaro está em regime de prisão domiciliar, depois de ordem de Alexandre de Moraes, do STF | Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal/Flickr

Durante a manifestação, um dos apoiadores afirmou que “eleição sem Bolsonaro é golpe”. “Deus cuide de Bolsonaro e de sua família”, disse. “O senhor já lutou bastante por nós e não esquecemos de você. Conte conosco.”

Os manifestantes também manifestaram gratidão a autoridades dos Estados Unidos, país que consideram parceiro da direita brasileira. Um dos cartazes, escrito em inglês, criticava o governo de Luiz Inácio Lula da Silva: “O atual governo não combate a pobreza, faz manutenção da pobreza para se manter no poder”.

Leia também: “Violador de direitos humanos”, artigo de Silvio Navarro publicado na Edição 283 da Revista Oeste

Além do contexto da prisão de Jair Bolsonaro, depois de ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), há tensões entre a gestão petista e o governo dos Estados Unidos, de Donald Trump.

Em julho, Trump anunciou que adotaria tarifas de 50% sobre quase todos os produtos brasileiros, incluindo setores críticos, como café, carne bovina e frutas. Ele se justificou com base em ameaças à segurança nacional e criticou o julgamento de Bolsonaro.

YouTube videoYouTube video

Em resposta, o Brasil recorreu à Organização Mundial do Comércio (OMC) e ativou sua Lei de Reciprocidade Comercial. O Itamaraty e Lula classificaram as ações norte-americanas como violação à soberania nacional. A oposição e os apoiadores de Bolsonaro, por sua vez, criticaram a forma como o governo brasileiro negociou com os EUA.

Compartilhe:

Veja também: