O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira, 17, que o processo movido contra ele no Supremo Tribunal Federal (STF) é uma tentativa de retirá-lo da cena política.
Em vídeo, Bolsonaro agradeceu o apoio público do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e classificou a ação do governo brasileiro como parte de uma perseguição orquestrada.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Estou sendo julgado por um golpe de Estado dado num domingo, sem tropas, sem armas”, disse o ex-presidente. “Com a minha presença nos Estados Unidos. Algo completamente incrível. Um crime inexistente. Querem, na verdade, me alijar do processo político. Alijar a maior liderança de direita da América do Sul. E entendo que eleições sem oposição, isso, sim, é um golpe.”
Bolsonaro se manifestou depois de Trump publicar uma carta na rede Truth Social. No texto, o republicano declarou apoio ao aliado brasileiro e pediu o encerramento imediato do julgamento no STF.
– Jair Bolsonaro responde à carta de @realDonaldTrump . pic.twitter.com/Pj91AAxcHa
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 18, 2025
O ex-presidente é réu por suposta tentativa de golpe em 2022. Segundo a acusação, na ocasião, ele tentou impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva por meio de ações ilegais.
No documento divulgado a seus seguidores, Trump descreveu o sistema brasileiro como “injusto” e criticou o governo Lula por sufocar a liberdade de expressão no país. Ele declarou estar acompanhando de perto o caso e alertou para riscos semelhantes nos EUA.
Eis a íntegra da carta de Trump enviada a Bolsonaro:
“Prezado Sr. Bolsonaro:
Tenho visto o terrível tratamento que o senhor está recebendo nas mãos de um sistema injusto voltado contra o senhor. Este julgamento deveria terminar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; o senhor foi um líder altamente respeitado e forte que serviu bem ao seu país.
Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão – tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos – vindos do atual governo. Manifestei veementemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio de nossa Política Tarifária. Espero sinceramente que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar oponentes políticos e acabe com seu ridículo regime de censura. Estarei acompanhando de perto.”
+ Leia também: “Advogados de Filipe Martins denunciam Moraes à OAB”