Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bolsonaro supera Lula entre eleitores do Amapá

Se o primeiro turno da disputa presidencial ocorresse hoje sem intervenção por parte do Poder Judiciário, o ex-presidente Jair Bolsonaro teria mais votos do que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Amapá. É o que indica levantamento que o instituto Paraná Pesquisas divulgou na manhã desta sexta-feira, 18.

Conforme a amostra com eleitores amapaenses em potencial, o presidente de honra do Partido Liberal (PL) teria 39% das intenções de voto no Estado. Enquanto isso, o representante do Partido dos Trabalhadores (PT) na eventual corrida eleitoral contaria com 31,8%.

No cenário com Bolsonaro como candidato do PL à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, com 12,5%. O quadro hipotético de presidenciáveis se completa com o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB). De acordo com o Paraná Pesquisas, eles registram 3,7%, 2,6% e 0,9%, respectivamente.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Segundo o instituto, com essa composição de candidatos, contando com Bolsonaro e Lula, 5,2% dos eleitores do Amapá afirmaram que não escolheriam nenhuma das opções, votaria em branco ou anularia. Já 4,3% dos entrevistados não souberam responder ou não quiseram participar da pesquisa.

Sem Bolsonaro, Lula lidera intenções de voto no Amapá

Segundo o artigo de J. R. Guzzo, 'Lula sempre jogou pobres contra ricos, negros contra brancos, nordestinos contra sulistas' | Foto: Reprodução/TV BrasilSegundo o artigo de J. R. Guzzo, 'Lula sempre jogou pobres contra ricos, negros contra brancos, nordestinos contra sulistas' | Foto: Reprodução/TV Brasil
Lula aparece atrás de Bolsonaro em levantamento do Paraná Pesquisas com eleitores do Amapá Foto: Reprodução/TV Brasil

O Paraná Pesquisas ainda mensurou outros três cenários com eleitores do Amapá. Sem a presença de Bolsonaro, Lula aparece na liderança das intenções de voto.

No cenário 2, Michelle Bolsonaro aparece como candidata do PL à Presidência da República. Ela registra condição de empate técnico, mas com o petista numericamente à frente: 32,7% a 31,8%. A lista se completa com Ciro, com 14,7%; Ratinho, 4,3%; Caiado, 3,6%; e Renan, 1,2%. Nenhum/branco/nulo aparece com 6,6%. A parcela de não sabe/não opinou é de 5,2%.

Para o terceiro cenário, não há ninguém do PL. Isso se dá em razão da inclusão do nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no lugar de Bolsonaro. Enquanto Lula lidera, com 33,4%, o governante paulista aparece em segundo, mas com 20,6%. Mais uma vez, Ciro, Ratinho, Caiado e Renan constam na pesquisa, com 17,6%, 6%, 3,1% e 1,4%, respectivamente. Além disso, 10,8% formam o bloco de nenhum/branco/nulo, com outros 7% compondo a parte de não sabe/não opinou.

Leia mais:

Há, por fim, o quarto cenário. Dessa vez, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) consta na lista de eventuais candidatos. Assim como Tarcísio, o parlamentar ocupa a segunda colocação, com 23,4%. Lula lidera mais uma vez, com 33,4% das intenções de voto entre os eleitores amapaenses. Novamente, Ciro fica numericamente em terceiro, com 17,2%. O pedetista é seguido por Ratinho, Caiado e Renan, que, respectivamente, registram 5,8%, 4% e 1,6%. Conforme o levantamento, diante dessa configuração, 8,4% constam em nenhum/branco/nulo. Já 6,2% não souberam ou não quiseram responder.

Dados do levantamento

Modelo de urna eletrônica usada no sistema eleitoral brasileiro. Na imagem, mostra-se um dedo indicador direito, possivelmente de uma mulher, pois está com esmalte vermelho na unha, em que simula-se o momento final da votação: teclando o botão verde, de 'confirma'Modelo de urna eletrônica usada no sistema eleitoral brasileiro. Na imagem, mostra-se um dedo indicador direito, possivelmente de uma mulher, pois está com esmalte vermelho na unha, em que simula-se o momento final da votação: teclando o botão verde, de 'confirma'
Paraná Pesquisas entrevistou mais de 1,3 mil eleitores em potencial no Amapá | Foto: Divulgação/TRE-RN

Para mapear as intenções de voto do público amapaense em relação à Presidência da República, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 1.310 pessoas. O trabalho de campo nesse sentido ocorreu de 11 a 15 de julho. Consultas foram feitas na capital Macapá e nos outros 15 municípios do Estado.

De acordo com o instituto, a margem de erro do levantamento é de 2,8 pontos porcentuais, para mais ou para menos, nos resultados gerais. Dessa forma, divulga-se que o grau de confiança do material é de 95%.

YouTube videoYouTube video

Leia também: “O Brasil diz não ao PT”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 238 da Revista Oeste

Compartilhe:

Veja também: