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Bortoleto x Hulkenberg: 33 pontos separam pilotos da Sauber, mas ‘abismo’ não resume disputa na F1

A temporada de 2025 da Fórmula 1 chegou à metade após o GP da Grã-Bretanha deste domingo (6), que teve Lando Norris, da McLaren, vencendo em casa e Nico Hulkenberg, companheiro de Gabriel Bortoleto na Sauber, conquistando o primeiro pódio de sua carreira. O resultado consolida um desempenho ‘arrasador’ em pontos do alemão sobre o brasileiro, mas esse número não resume todo o confronto.

De fato, o piloto de 20 anos está bem atrás de seu ‘parceiro de garagem’ no campeonato de pilotos, estando com quatro pontos contra 37 do rival. Junto a isso, Bortoleto terminou na zona de pontos em somente uma corrida, na Áustria, enquanto Hulkenberg chegou ao top 10 em cinco. Se comparar as estatísticas, porém, o duelo está mais equilibrado do que parece.

Em classificações, por exemplo, os dois estão empatados, tanto com as corridas sprint quanto somente com os GPs. Contando a etapa curta, o placar de ‘posição à frente no grid de largada’ está em 7 a 7; sem, iguala em 6 a 6. Considerando que o ritmo de corrida é um aspecto muito aprimorado conforme o piloto ganha experiência, é natural que Bortoleto teria dificuldades em acompanhá-lo nas provas no primeiro ano.

E, de fato, Hulkenberg tem larga vantagem nesse quesito: o alemão terminou à frente do brasileiro em dez rodadas, contando as corridas sprint, e em nove, sem levar a etapa curta em consideração. Com o pódio em Silverstone, o melhor resultado do veterano é um terceiro lugar. Bortoleto, por sua vez, tem a oitava posição na Áustria como seu recorde pessoal no ano.

O resultado nos GPs é o único duelo em que um dos dois vence por uma diferença considerável. Além das classificações estarem equilibradas, eles também estão próximos na volta mais rápida da equipe. O brasileiro marcou o melhor tempo entre os dois em cinco GPs, enquanto Hulkenberg, em sete.

Bortoleto tem ‘tradição’ de deslanchar no segundo semestre

Além de estar se adaptando ao seu ano de estreia na categoria máxima do automobilismo, Bortoleto conta com um histórico na base de um primeiro semestre ‘discreto’ e um segundo arrasador. Foi assim em seu primeiro ano nos monopostos e até no título da Fórmula 2 em 2024.

O brasileiro saiu do kart e entrou em um cockpit pela primeira vez na Fórmula 4 Italiana de 2020, pela equipe Prema, uma das mais fortes da base do esporte a motor. Seu melhor resultado naquele campeonato era um sétimo lugar até a quarta rodada, em Mugello, quando conquistou duas das três pole positions possíveis da etapa e subiu ao pódio em todas as corridas no autódromo italiano.

O mesmo aconteceu na Fórmula Regional de 2021, em que ele correu pela FA Racing, de Fernando Alonso, e só pontuou em uma das primeiras 12 rodadas. Da 13ª em diante, passou a ser presença constante no top 10 e, na temporada seguinte, venceu duas corridas e cravou mais três pódios.

Mesmo quando foi campeão da F2, Bortoleto teve uma ‘disparidade’ de performances nas duas metades do campeonato. Da 1ª à 7ª etapa daquela temporada, ele marcou 85 pontos, conquistou uma vitória e três pódios, enquanto da 8ª a 14ª, fez 129,5 pontos, ganhou uma vez e subiu ao pódio cinco vezes.

Confira as estatísticas do duelo entre Gabriel Bortoleto e Nico Hulkenberg na Fórmula 1

Pontos na temporada:

Classificações à frente (com corridas sprint):

Corridas à frente (com corridas sprint):

Volta mais rápida da equipe em um GP:

Melhores resultados:

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