fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Botafogo crê em torcedores presentes contra o Peñarol na Libertadores

O Botafogo se pronunciou oficialmente sobre a tentativa de Nicolas Martinelli, Ministro do Interior do Uruguai, para que o duelo contra o Peñarol, no Campeón del Siglo, pela semifinal da CONMEBOL Libertadores, seja disputado com torcida única.

Em comunicado divulgado na tarde desta segunda-feira, o clube alvinegro se disse surpreso com o pedido do veto e afirmou que crê que seus torcedores marquem presença no estádio nesta quarta-feira (30).

Os uruguaios argumentam que a proibição da torcida visitante é decisão da Polícia Nacional para dar segurança aos botafoguenses presentes em Montevidéu após os episódios envolvendo os torcedores do Penãrol na partida de ida, no Rio de Janeiro. O confronto de volta é chamado de ‘alto risco’ pelo político.

”O Botafogo discorda veementemente das decisões das autoridades uruguaias. O Clube acredita que o Uruguai é um país que reúne plenas condições para garantir a realização do duelo com total segurança. O Botafogo reafirma ainda que é contra qualquer tipo de violência e que preza por uma disputa leal em campo”, disse o Botafogo em nota oficial.

”O Regulamento é claro no sentido de que a obrigação da manutenção da segurança é de responsabilidade do Clube Local ou da Federação/Confederação Nacional. Em face do que foi apresentado, está evidente que o Peñarol e a Polícia de Montevidéu (Policia Nacional do Estado Maior – Ministério do Interior) assumiram a incapacidade em garantir a segurança de torcedores e delegações de ambas as equipes. O Botafogo acredita que essa infração do regulamento não deve passar impune pela CONMEBOL. Por este motivo, estamos acompanhando junto à entidade os desdobramentos para assegurar o estrito cumprimento do Regulamento da Competição”, diz trecho do comunicado.

O Botafogo ainda repudiou a decisão unilateral sobre torcida única, afirmando que o Peñarol e a polícia do país abrem precedentes perigosos para a competição, já que o time uruguaio pode ser beneficiado por isso.

”Uma decisão unilateral como esta abre um precedente muito perigoso para a competição pois o critério de “falta de segurança” poderá ser usado por qualquer outra agremiação para impedir a entrada da torcida visitante nos jogos CONMEBOL. O Botafogo crê que o clube que não garantir segurança da torcida visitante não pode ser beneficiado por suas próprias falhas”, disse o clube.

”As tensões existentes devem ser resolvidas de forma diplomática pelos clubes. Nesse sentido, o Botafogo tomou todas as providências possíveis — incluindo uma comunicação oficial antes do duelo de ida — onde reforçou a importância de que seus torcedores prezassem pela paz e respeito ao adversário, fato que culminou em um comportamento exemplar dos alvinegros. Porém, o que foi visto desde então, por parte da direção do Peñarol, são discursos inflamados e uma posição contrária à boa prática institucional. Em meio a isso, fica o questionamento: “Ora, se a direção do Peñarol mostrasse uma postura mais construtiva e pacificadora, estaríamos discutindo este tema de segurança no dia de hoje?”, questionou o Botafogo.

Até o presente momento, a Conmebol não se posicionou sobre o episódio.

Conforme apurou a ESPN, o Botafogo vendeu 4 mil ingressos para a sua torcida. Com a vitória de 5 a 0 na ida, o Alvinegro pode perder por até quatro gols de diferença que, ainda sim, avança à final do torneio continental pela primeira vez em sua história.

Estádio é preparado para receber visitantes

Presente no Campeón del Siglo nesta segunda-feira, a reportagem da ESPN flagrou a administração do estádio preparando o gradeado de metal que separa a torcida mandante da visitante.

Na imagem, é possível ver funcionários do Peñarol aparafusando o muro, que conta até com cerca de arame farpado em cima, separando os setores. Veja no vídeo no topo desta matéria.

Confira a nota oficial divulgada pelo Botafogo na íntegra:

O Botafogo discorda veementemente das decisões das autoridades uruguaias. O Clube acredita que o Uruguai é um país que reúne plenas condições para garantir a realização do duelo com total segurança. O Botafogo reafirma ainda que é contra qualquer tipo de violência e que preza por uma disputa leal em campo.

– O Regulamento é claro no sentido de que a obrigação da manutenção da segurança é de responsabilidade do Clube Local ou da Federação/Confederação Nacional. Em face do que foi apresentado, está evidente que o Peñarol e a Polícia de Montevidéu (Policia Nacional do Estado Maior – Ministério do Interior) assumiram a incapacidade em garantir a segurança de torcedores e delegações de ambas as equipes. O Botafogo acredita que essa infração do regulamento não deve passar impune pela CONMEBOL. Por este motivo, estamos acompanhando junto à entidade os desdobramentos para assegurar o estrito cumprimento do Regulamento da Competição.

– Uma decisão unilateral como esta abre um precedente muito perigoso para a competição pois o critério de “falta de segurança” poderá ser usado por qualquer outra agremiação para impedir a entrada da torcida visitante nos jogos CONMEBOL. O Botafogo crê que o clube que não garantir segurança da torcida visitante não pode ser beneficiado por suas próprias falhas.

– As tensões existentes devem ser resolvidas de forma diplomática pelos clubes. Nesse sentido, o Botafogo tomou todas as providências possíveis — incluindo uma comunicação oficial antes do duelo de ida — onde reforçou a importância de que seus torcedores prezassem pela paz e respeito ao adversário, fato que culminou em um comportamento exemplar dos alvinegros. Porém, o que foi visto desde então, por parte da direção do Peñarol, são discursos inflamados e uma posição contrária à boa prática institucional. Em meio a isso, fica o questionamento: “Ora, se a direção do Peñarol mostrasse uma postura mais construtiva e pacificadora, estaríamos discutindo este tema de segurança no dia de hoje?”

– O Botafogo confia na CONMEBOL para tomar as medidas cabíveis visando a segurança de todos os envolvidos e a manutenção do equilíbrio esportivo.

– Por fim, o Botafogo acionou o Itamaraty, o Ministério dos Esportes e a Policia Federal/Interpol com o intuito de preservar a segurança dos torcedores que estão em Montevidéu.

Próximos jogos do Botafogo:

Compartilhe:

Veja também: