Botafogo e Grêmio empataram sem gols, neste sábado (28), no Mané Garrincha, em Brasília, em partida válida pela 28ª rodada do Brasileirão.
Apesar do tropeço, o Alvinegro se garantiu na liderança do campeonato, mas viu a vantagem para o vice Palmeiras, que venceu o Atlético-MG, cair de três para um ponto.
Já o Imortal, por sua vez, está a quatro pontos da zona da degola, em 11º lugar, e pode perder posições com o decorrer dos jogos.
O jogo
O 1º tempo foi equilibrado no Mané Garrincha. Explorando o lado esquerdo da defesa, o Grêmio foi mais perigoso. As melhores chances, no entanto, aconteceram com Edenílson do outro lado, em dois chutes que pararam no goleiro John.
O Botafogo, por sua vez, não conseguiu impor o forte ritmo dos últimos jogos, e só assustou realmente em uma cabeçada de Vitinho.
O Alvinegro, porém, voltou melhor para o 2º tempo e se lançou mais ao ataque, enquanto o clube gaúcho se fechou e apostou nos contra-ataques.
Na melhor oportunidade dos cariocas, aos 36, Alex Telles cobrou falta no cantinho, mas Marchesín espalmou com a ponta dos dedos.
Até que aos 40, após jogadaça de Júnior Santos, Bastos aproveitou a sobra na área e mandou para o fundo das redes. O árbitro, no entanto, anulou o gol por impedimento do defensor alvinegro.
Na sequência, para desespero dos jogadores gremistas, Monsalve foi expulso direto por uma cotovelada no rosto de Vitinho.
Com um a mais, o Alvinegro foi para cima na reta final. Apesar da pressão, principalmente nas bolas aéreas, não conseguiu furar a marcação do adversário.
Já nos acréscimos, o árbitro ainda paralisou para o jogo para advertir integrantes das comissões técnicas dos dois times, por reclamação.