A temporada de 2025 mal terminou, mas o Flamengo já traça o seu planejamento para o próximo ano. E o diretor de futebol José Boto deu algumas “pistas” sobre o mercado rubro-negro para 2026.
Em entrevista ao Sportv após a vitória sobre o Ceará, que decretou o título do Brasileirão, o dirigente português falou sobre a necessidade de reforçar a defesa – algo que já estava nos planos nesta campanha – e projetou quais outras posições o Rubro-Negro vai buscar reforçar.
“Os elencos nunca são perfeitos. O que temos que fazer são opções, porque o dinheiro não é infinito e temos que fazer opções entre ter isto e talvez não arriscarmos de termos o ideal e foi o que fizemos. Foi sempre um risco controlado, principalmente naquilo que foram os zagueiros. No ataque não foi tanto assim porque tínhamos o Pedro, Bruno Henrique, Juninho, Plata. O que queríamos era ter no ataque diferentes características. No zagueiro é verdade que havia essa pecha, confiávamos muito no João (Victor), foi lançado em uma altura complicada, mas foi um risco que corremos para termos dinheiro para outras posições que achávamos que eram mais importantes para o time. Não deixamos de ter razão pelos resultado que tivemos”, disse.
“(Vamos atrás de) mais um zagueiro, mas há outras posições que queremos ter outros tipos de soluções. O mercado é muito volátil, a pior coisa que há para quem tem que construir um elenco é o assédio de fora. Por isso temos uma ideia, mas não uma ideia do que pode sair”, prosseguiu.
Boto também falou sobre o futuro do técnico Filipe Luís e foi otimista em relação à sua permanência no Flamengo. O dirigente ainda indicou que o comandante rubro-negro também terá sucesso na Europa, mas que por enquanto o ideal ainda é permanecer por pelo menos mais um ano no Brasil.
“Eu e o Filipe entramos às 8h da manhã no Ninho e saímos às 20h, isso durante o ano dá muitas horas de conversa, muitas horas de trabalho. O Filipe é um treinador super preparado, preparado para voos na Europa, mas eu penso que mais um ano aqui e vai fazer bem e ao Flamengo também. (Renovação) pode sair a qualquer momento.”
No Maracanã, o Flamengo faturou o título antecipado do Brasileiro graças a gol de Samuel Lino ainda no primeiro tempo e chegou a 78 pontos, já sem chances de ser alcançado pelo Palmeiras, que ainda disputa o vice-campeonato com Cruzeiro.


