Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Boulos convoca ato na Paulista por taxação de super-ricos

O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) convocou uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, para a próxima quinta-feira, 10. O objetivo do evento é apoiar a taxação dos super-ricos. A pauta é defendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A iniciativa busca intensificar o debate do “nós contra eles”, que posiciona a esquerda como “defensora dos pobres” e o Congresso como “protetor dos ricos”.

Boulos se junta a Lula nas discussões sobre a taxação

Lula tem anunciado medidas populistas. O objetivo é fortalecer-se para as eleições de 2026. Uma das estratégias é promover a discussão sobre a distribuição da carga tributária no Brasil. O presidente tem contado com apoio de influenciadores de esquerda para divulgar conteúdos que sustentem esse tipo de projeto.

A iniciativa ganhou força depois de o Congresso Nacional derrubar o decreto que tratava do Imposto sobre Operações Financeiras. O Partido dos Trabalhadores (PT) também se engajou na pauta.

A legenda publicou no Instagram um vídeo feito por inteligência artificial (IA). A publicação defende a taxação dos mais ricos no Brasil.

Nesta quarta-feira, 2, Lula apareceu em Salvador exibindo um cartaz da campanha durante o evento de independência da Bahia. “Mais justiça tributária e menos desigualdade”, afirmou o petista. “É sobre isso.”

Lula em evento na Bahia | Foto: Reprodução/InstagramLula em evento na Bahia | Foto: Reprodução/Instagram
Lula em evento na Bahia | Foto: Reprodução/Instagram

No mesmo período, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu que a correção da desigualdade deve ocorrer simultaneamente ao ajuste fiscal. Ele declarou que as propostas para as contas públicas afetam principalmente “o andar de cima” da sociedade.

Oposição reage à iniciativa do governo de taxar os mais ricos

Políticos de oposição ao governo petista reagiram. O governador mineiro Romeu Zema (Novo-MG), por exemplo, publicou um vídeo em que chama a campanha de “blá-blá-blá”. O político ainda acusou Lula de mentir para os brasileiros.

A federação UPB, que reúne União Brasil e Progressistas, lançou no domingo 29, uma peça usando IA semelhante à do PT para criticar os gastos públicos.

Leia mais: “Raio-X de um governo taxador”, reportagem de Anderson Scardoelli publicado na Edição 275 da Revista Oeste

Um vídeo publicado nas redes sociais pelo empreendedor Felipe Sant Ana, do think tank Ranking dos Políticos, mostra as consequências de taxar os mais ricos.

Atualmente, há 69 bilionários no Brasil. Juntos, acumulam um patrimônio de aproximadamente R$ 1,2 trilhão. Em um primeiro momento, esse montante pode parecer expressivo. Contudo, ao compará-lo com o Orçamento do governo federal, que gasta cerca de R$ 5,5 trilhões por ano, percebe-se que a totalidade da fortuna dos bilionários cobriria apenas três meses de despesas públicas.

Leia também:


Compartilhe:

Veja também: