O Brasil concluiu negociações com Argentina e Paraguai para iniciar exportações de produtos agropecuários, informou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nesta segunda-feira (8).
Para o Paraguai, chia em grão começará a ser vendida. De acordo com a pasta, trata-se de uma oportunidade de negócio para pequenos e médios produtores rurais, principalmente nos estados do Centro-Oeste, no oeste paranaense e noroeste do Rio Grande do Sul.
Em 2024, o Brasil exportou cerca de US$ 963 milhões em produtos agropecuários para a nação vizinha, que possui cerca de 7 milhões de habitantes.
Já para a Argentina, os embarques de ovos em pó para alimentação animal, matérias-primas de suínos e miúdos suínos “in natura” serão iniciados a partir de agora .
“Essas novas aberturas de mercado fortalecem a integração comercial entre Brasil e Argentina, principais parceiros no âmbito do Mercosul. Com mais de 45 milhões de habitantes, a Argentina tem um mercado de produtos “pet” em expansão, com demanda crescente por produtos voltados para a indústria de nutrição animal”, diz o Mapa, em nota.
No caso da cadeia suinícola, o setor produtivo nacional terá novas oportunidades de negócio para cortes menos consumidos no mercado doméstico.
Em 2024, o Brasil exportou mais de US$ 1,5 bilhão em produtos agropecuários para a Argentina, com destaque para produtos agroflorestais, cacau e café.
Com estes anúncios, o agronegócio brasileiro alcança 426 aberturas de mercado desde o início de 2023.