Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Brasil cria rede de inteligência em agricultura e clima

A Rede de Inteligência em Agricultura e Clima (Riac) foi anunciada hoje no Brasil, com o objetivo de apoiar políticas públicas e gerar conhecimento técnico sobre agricultura tropical regenerativa.

A iniciativa integra think tanks e instituições de pesquisa, como Insper Agro Global, FGV Agro, Ipan, Fundação Dom Cabral e Agroicone. Segundo o sócio-diretor da Agroicone, Rodrigo Lima, a rede centralizará pesquisas e informações, servindo como plataforma de cooperação entre países e organizações que entendem a agricultura como solução para o aquecimento global.

Plataforma

A rede será lançada oficialmente hoje e já conta com um site no ar, que centraliza todas as pesquisas desenvolvidas pelas instituições participantes. A plataforma tem como objetivo reunir dados e informações de diferentes países e organizações, reforçando que a agricultura é parte essencial da solução para o aquecimento global.

O projeto prioriza inovação, tecnologia e financiamento, alinhando-se ao roadmap da COP30, que busca destravar recursos mais acessíveis para ações climáticas.

Documento que será apresentado na COP30

A rede também está colaborando na elaboração de um documento que será apresentado na COP30, pelo enviado especial, Roberto Rodrigues. O material reforça que a agricultura tropical oferece soluções para a descarbonização do setor agropecuário, do uso da terra e da produção de energia por meio de biocombustíveis.

A iniciativa pretende evidenciar o papel global da agricultura no enfrentamento do aquecimento, além de apoiar o trabalho do enviado especial de agricultura, Dr. Roberto Rodrigues, fortalecendo o financiamento, a cooperação internacional e o uso do conhecimento científico na agenda climática.

“Adaptar a agricultura é essencial para enfrentar os impactos do aquecimento global. A agricultura é adaptação e mitigação ao mesmo tempo”, explica Lima. A expectativa é que a rede ajude a destravar financiamento acessível e promova inovação no setor agroclimático.

Compartilhe:

Veja também: