Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Brasil deve perder US$ 3 bilhões em 12 meses por conta do tarifaço dos EUA

O Brasil conseguiu reverter na última quinta-feira (20) o tarifaço de 40% cobrado pelos Estados Unidos à grande parte dos produtos que exporta, como café não torrado, carnes bovinas, frutas, minério de ferro e petróleo bruto.

Contudo, por conta dos três meses e 20 dias em que a cobrança vigorou, o país tende a reduzir seus embarques ao mercado norte-ameircano nos próximos 12 meses em US$ 3 bilhões, algo que aumentaria o déficit comercial com a nação da América do Norte. É o que aponta um estudo encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) à BMJ Consultoria.

De acordo com o sócio-fundador da BMJ, Welber Barral, o impacto financeiro ao Brasil não diz respeito apenas aos efeitos diretos, mas também aos indiretos, como as tarifas menores cobradas de exportadores concorrentes, como no caso da carne bovina argentina.

“Além disso, você tem mais um impacto negativo: uma boa parte do comércio bilateral entre Brasil e Estados Unidos é o comércio intrafirma, ou seja, são subsidiárias de empresas americanas que expotam para elas mesmas ou subsidiárias de empresas brasileiras que expotam para elas mesmas nos Estados Unidos”, detalha.

Segundo Barral, no setor agrícola, um dos setores mais afetados é o do café solúvel. “O café solúvel brasileiro é um dos mais competitivos do mundo, mas os Estados Unidos só retiraram a alíquota de 40% do café verde e do torrado. O café solúvel tem alto valor agregado. Ele paga mais no Brasil ao produtor brasileiro porque ele agrega muito valor e 30% do que é exportado vai para os Estados Unidos”, contextualiza.

Compartilhe:

Veja também: