O início do Brasil nas Paralimpíadas de Paris tem sido promissor. Com um desempenho incrível no atletismo, o país pegou o elevador e terminou a sexta-feira (30) em 3º lugar no quadro de medalhas, atrás apenas dos favoritos China e Grã-Bretanha.
No terceiro dia de Jogos em Paris, o Brasil conquistou 10 medalhas. E 5 foram no atletismo. Petrúcio Ferreira, Ricardo Gomes de Mendonça e Julio César ganharam o ouro, enquanto Yeltsin Jacques e Giovanna Boscolo foram bronze.
Ainda nesta sexta-feira (30), Ana Carolina Moura ganhou o ouro no taekwondo, que também teve o bronze de Silvana Fernandes. Na natação, Talisson Glock e o revezamento 4x50m livre misto ficaram com o bronze, assim como a dupla formada por Joyce Oliveira e Cátia Oliveira.
Com as 10 medalhas conquistadas no 3º dia de Jogos, o Brasil chegou a 13 no total, sendo cinco de ouro, uma de prata e sete de bronze. A China lidera com 25 – 12 ouros, 9 pratas e 4 bronzes -, seguida pela Grã Bretanha com 15 – 6 ouros, 6 pratas e 3 bronzes.
Os números indicam que o país vai quebrar o recorde de medalhas nos Jogos Paralímpicos. Em Tóquio-2020 e no Rio-2016, o Brasil subiu 72 vezes no pódio.