A World Rugby confirmou nesta sexta-feira (24) que o Brasil substituirá o Paraguai no Torneio de Classificação Final, em Dubai, para a Copa do Mundo de 2027, após retirada do Paraguai da competição. O torneio a ser disputado pela seleção brasileira de rugby é uma espécie de repescagem para o mundial. Se conseguir a vaga, o Brasil disputaria a Copa da modalidade pela primeira vez. Até hoje, somente a seleção feminina conseguiu ir à Copa.
A exclusão dos paraguaios acontece após admissão de escalação irregular de jogadores nas recentes partidas de play-off entre as duas seleções. A disputa do Brasil no rugby terá transmissão no Disney+, entre os dias 8 e 18 de novembro.
“A World Rugby saúda a admissão voluntária de culpa do Paraguai e aceita a explicação de que um descuido administrativo provocou a escalação irregular de um jogador inelegível nas duas partidas classificatórias contra o Brasil”, publicou a entidade que regula o rugby mundial em comunicado. O jogador em questão seria o argentino Ramiro Amarilla, que disputou ambos os jogos.
O presidente da União Paraguaia de Rugby, Gustavo Borgognon, falou sobre a exclusão: “É um golpe para nossa equipe e para nossa comunidade, mas é uma decisão que, como homens de bem, devemos tomar, mantendo a integridade, um dos valores centrais do rugby. A Regra 8 – Elegibilidade – foi mal interpretada, sem qualquer intenção de obter vantagem esportiva, e assumimos as consequências desse erro.”
“Da União de Rugby do Paraguai, agradecemos a todos que trabalharam tão arduamente por este bom momento esportivo. Claramente, o rugby está crescendo em todo o nosso país, após um longo caminho de trabalho e comprometimento. O Alto Rendimento está dando resultados, e sei que poderemos nos recuperar disso se continuarmos trabalhando juntos pelo crescimento do esporte que amamos”, concluiu Borgognon.
Programação da seleção brasileira de rugby
Bélgica, Namíbia, Samoa e Brasil disputarão a última vaga para a Copa do Mundo de 2027. Ao todo, serão 24 seleções. Além do Brasil, a classificação para o mundial de rugby também seria inédita para a Bélgica.
A ‘repescagem’ para a Copa da Austrália de Rugby, em 2027, será disputada em três rodadas, com todas as seleções se enfrentando.
Em busca da inédita vaga no mundial, o Brasil estreia contra Samoa, em 8 de novembro, e depois encara na sequência Bélgica, no dia 13, e Namíbia, no dia 18.


