
O governo federal vai investir R$ 380 milhões na modernização de alguns dos principais portos públicos do país. O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) confirmou que o recurso será usado para implantar o Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS), tecnologia capaz de monitorar, em tempo real, todas as embarcações na área portuária e informar as condições de navegabilidade.
O sistema está sendo instalado em Santos (SP), Paranaguá (PR), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande (RS), Itaguaí (RJ), Itaqui (MA) e Vila do Conde (PA). Juntos, esses portos respondem por 56% de toda a movimentação realizada nos terminais públicos brasileiros.
Segundo o ministro Sílvio Costa Filho, o avanço do VTMIS coloca o Brasil no mesmo padrão tecnológico de grandes portos internacionais.
“Estamos trazendo ao país o que existe de mais moderno em tecnologia portuária. Com recordes sucessivos de movimentação, a modernização é fundamental para garantir eficiência logística”, afirmou.
No Porto de Santos, o maior da América Latina, a implantação já foi licitada e o resultado deve ser divulgado no início de dezembro. O secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, destaca que os investimentos seguem critérios técnicos como intensidade do tráfego, riscos à navegação e segurança pública.
Em Paranaguá, a autoridade portuária deve lançar o edital ainda este ano. O sistema será operado inicialmente pelo próprio porto, e depois pela concessionária que venceu o leilão do canal de acesso. A cobertura vai se estender também até a região de Antonina.
No Porto de Rio Grande, um sistema similar, o VTS, está em fase de implantação. Além do monitoramento completo do tráfego, a tecnologia utiliza sensores térmicos e infravermelho para visão noturna e informa dados sobre vento, maré, corrente e salinidade da água. Na Lagoa dos Patos, essas condições impactam diretamente o calado e a capacidade de carga dos navios.
No Rio de Janeiro, o VTMIS avança em três etapas. A primeira já está concluída, com o novo Centro de Controle Operacional e sensores instalados. As próximas fases incluem aquisição de equipamentos, ativação de estações remotas e integração completa dos dados.
Outros portos
Belém, Santarém, Vila do Conde, Salvador, Aratu, São Francisco do Sul, Imbituba, Itajaí, Fortaleza e Manaus estão em fase de estudos para definir necessidades técnicas e possíveis investimentos.
Segurança reforçada
Além de melhorar a eficiência das operações, o VTMIS deve fortalecer o combate a ilícitos como tráfico de drogas, contrabando e movimentações suspeitas. A tecnologia permite integrar radares, câmeras e sensores com sistemas de fiscalização e inteligência.
O VTMIS faz parte do pacote de Inteligência Logística Portuária conduzido pelo governo federal, junto com ferramentas como o VTS e o LPS. A combinação das plataformas posiciona o Brasil mais próximo dos padrões internacionais de segurança e de eficiência na navegação.


