Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Brasil no topo: a ASBIA e a genética que nos fará o maior produtor de carne

Pecuaristas, o mercado de genética bovina no Brasil está em ascensão. Com um crescimento expressivo na comercialização de sêmen, o país se aproxima cada vez mais da meta de se tornar o maior produtor mundial de carne bovina. Assista ao vídeo abaixo e confira essa história.

Para liderar essa jornada, a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA) tem uma nova diretoria e um plano de continuidade que promete fortalecer ainda mais o setor.

Nesta entrevista no programa Giro do Boi, o médico-veterinário Luis Adriano Teixeira, novo presidente da ASBIA, falou sobre os resultados do INDEX-ASBIA e as metas para os próximos três anos de sua gestão.

Números recordes e a democratização da genética

Tanque com sêmen congelado. Foto: Ronaldo Rosa/Embrapa Amazônia OrientalTanque com sêmen congelado. Foto: Ronaldo Rosa/Embrapa Amazônia Oriental
Tanque com sêmen congelado. Foto: Ronaldo Rosa/Embrapa Amazônia Oriental

O mercado de genética bovina no Brasil teve um aumento expressivo no primeiro semestre de 2025. O relatório INDEX ASBIA revelou um crescimento de 14,37% na entrada de doses de sêmen no mercado, em relação ao ano anterior.

Ao todo, foram comercializadas quase 11 milhões de doses, com a pecuária de corte crescendo 5,5% e a de leite, 7,9%.

Luis Adriano Teixeira destaca que o Brasil tem o potencial de se tornar o maior produtor mundial de carne bovina, superando os Estados Unidos.

A ASBIA, que está à frente da entidade no triênio 2025-2028, tem como meta a democratização do melhoramento genético, garantindo que as tecnologias de inseminação cheguem a todos os pecuaristas, independentemente do porte de sua fazenda.

O aperfeiçoamento do INDEX ASBIA e a chegada do INDEX Embriões

Botijão com semen bovino para os protocolos de IATF na fazenda. Foto: ReproduçãoBotijão com semen bovino para os protocolos de IATF na fazenda. Foto: Reprodução
Botijão com semen bovino para os protocolos de IATF na fazenda. Foto: Reprodução

Uma das missões da nova gestão é o aperfeiçoamento do INDEX ASBIA, um dos relatórios mais avançados e completos do mundo, que oferece dados cruciais para o planejamento estratégico do setor.

Além disso, a ASBIA, em parceria com a Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE), lança uma novidade: o INDEX Embriões. O relatório, que chega ao mercado como uma ferramenta de excelência, fará um “raio-x” completo da produção nacional de embriões bovinos, segmentados por raça e estado.

O objetivo do INDEX Embriões é proporcionar aos associados oportunidades concretas de crescimento, reconhecimento e inovação.

A ASBIA está de olho no mercado e seguirá atuando para que seus associados se posicionem cada vez melhor nesse cenário de crescimento e de busca pela liderança mundial na produção de proteína animal.

Compartilhe:

Veja também: