O Brasil conta, nesta terça-feira, 1º, com cinco alertas climáticos na cor laranja. Na classificação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse tom representa perigo.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O primeiro alerta da série é de onda de frio e abrange o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e a metade sul do Paraná. De acordo com o Inmet, o problema, que teve início no fim de semana, permanecerá ativo até as 8h de quinta-feira 3.
“Risco à saúde”, avisa a equipe do instituto, que é vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária. “Temperatura 5ºC abaixo da média por período de três até cinco dias.”


O segundo e o terceiro alertas que representam perigo também são restritos à Região Sul. E são referentes à ocorrência de geadas. Um afeta as serras gaúcha e catarinense, além de outras partes dos dois Estados. O outro abrange municípios do sul do Rio Grande do Sul. Cada um deles irá durar de 0h01 ate as 8h desta quarta-feira, 2.




Perigo climático no Sudeste
O Inmet também conta com outros dois alertas de perigo. Esses, no entanto, são voltados ao Sudeste brasileiro.
Leia mais:
Das 10h desta terça-feira até as 10h desta quarta-feira, o alerta de acumulado de chuva atua sobre o litoral norte paulista e o litoral sul fluminense. O outro afeta a área central e o nordeste do Estado do Rio de Janeiro — e também é referente ao acumulado de chuva.
“Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia”, informa o Inmet. “Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.”




Leia também: “Profeta climático fracassado”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste