Brasil e Colômbia fazem a grande final da Copa América Feminina neste sábado (2), às 18h (de Brasília), em Quito, no Equador, no Estádio Casa Blanca, da LDU.
Adversárias na fase de grupos da Copa América, as duas seleções já chegaram para o confronto classificadas e empataram sem gols, então a ‘prévia’ da decisão já teve um clima menos decisivo do que poderia ter.
Brasil e Colômbia já haviam feito a final da última edição da competição, em 2022. Com a presença na final, as seleções também asseguraram vaga para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, enquanto Argentina, Uruguai e Paraguai vão disputar em 2027 o Pan-Americano em Lima, no Peru.
A seleção brasileira ostenta a marca de maior campeã da Copa América, com oito títulos, enquanto a Colômbia busca o troféu inédito.
Na última edição da Copa do Mundo Feminina, em 2023, a seleção colombiana foi a melhor representante da América do Sul, chegando até as quartas de final, enquanto o Brasil, treinado à época por Pia Sundhage, decepcionou e caiu na fase de grupos.
Neste ano, até chegarem à final da Copa América, Brasil e Colômbia não perderam nenhum jogo. Enquanto a seleção de Arthur Elias venceu quatro jogos e empatou um, as rivais da Amarelinha venceram dois e empataram três.
Na semifinal, o Brasil goleou o Uruguai por 5 a 1, e a Colômbia eliminou a Argentina vencendo por 5 a 4 nos pênaltis após 0 a 0 no tempo normal.
Onde assistir a Brasil x Colômbia?
Brasil e Colômbia, pela final da Copa América Feminina, neste sábado (2), terá transmissão ao vivo da Globo (TV aberta), TV Brasil (TV aberta) e SporTV (TV fechada), às 18h (de Brasília).
Palpites para Brasil x Colômbia:
-
André Donke: Brasil 3 x 1 Colômbia
-
Luiza Boareto: Brasil 4 x 1 Colômbia
-
Mariana Capra: Brasil 3 x 1 Colômbia
Prováveis escalações de Brasil x Colômbia:
Após cumprir suspensão contra o Uruguai, a goleira Lorena deve voltar e ser titular no gol. Yaya ainda é dúvida após choque no olho na última rodada da fase de grupos.
O provável Brasil é: Lorena; Fátima Dutra, Isa Haas, Tarciane e Antônia; Duda Sampaio, Angelina e Luany; Marta, Gio e Amanda Gutierres.
Já a Colômbia tem todas as suas principais jogadoras disponíveis, incluindo Linda Caicedo, uma das principais estrelas. A equipe deve ser a mesma que superou as Hermanas na semifinal.
Assim, a Colômbia titular seria: Kate Tapia; Carolina Arias, Daniela Arias, Jorelyn Carabalí e Daniela Caracas; Lorena Bedoya, Catalina Usme, Leicy Santos, Linda Caicedo, Mayra Ramírez e Valerin Loboa.
Arbitragem de Brasil x Colômbia:
-
Árbitra: Dione Rissios (CHI)
-
Assistentes: Marcia Castillo (CHI) e Leslie Vasquez (CHI)
-
VAR: Augusto Menéndez (PER)