O Brasileirão pode ter mais um rebaixado definido nesta sexta-feira (29). O confronto diante do Bahia, às 19h (de Brasília), no Alfredo Jaconi, pode determinar a queda do Juventude com duas rodadas de antecedência, se juntando ao Sport, já rebaixado.
A equipe de Thiago Carpini está na 19ª colocação na tabela, com 33 pontos, sendo seis de diferença para o Vitória, primeiro time fora do Z-4, que tem 39. Para permanecer na Série A, precisa vencer o Esquadrão de Aço e os últimos dois jogos pelo torneio, além de torcer por tropeços de Santos, Fortaleza e também do Leão da Barra.
O Fortaleza tem 37 pontos, enquanto o Peixe soma 38, um a menos que o Vitória. Com isso, caso tropece diante do Bahia e seus adversários diretos vençam seus respectivos confrontos, o rebaixamento do Juventude será decretado.
Matematicamente, se não vencer nessa rodada, o Ju chegaria no máximo aos 34, tendo somente seis pontos em disputa nas últimas, sem chances de deixar a zona da degola.
No caso de derrotas de todos os envolvidos, os comandados de Carpini ainda correm risco de queda no domingo (30), pois caso o Fortaleza vença, chega a 40 pontos, sete a mais.
Além do Juventude, o Santos recebe o Sport nesta sexta, às 21h30 (de Brasília), na Vila Belmiro. Já o Vitória encara o Mirassol no sábado (29), às 16h (de Brasília), no Barradão. O Fortaleza, por sua vez, enfrenta o Atlético-MG em confronto atrasado no domingo (30), no Castelão.
Confira os cenários do Juventude nesta sexta-feira:
-
Derrota ou empate (33 ou 34 pontos) + vitória do Santos (41) = Juventude rebaixado
-
Derrota ou empate (33 ou 34 pontos) + derrota ou empate do Santos (38 ou 39) = não é rebaixado na sexta e faz confronto direto contra o Santos
-
Triunfo contra o Bahia (36 pontos) + empate ou vitória do Santos (39 ou 41) = não é rebaixado na sexta e faz confronto direto contra o Santos
Cenários do Juventude no sábado, se conseguir se salvar:
-
Derrota ou empate (33 ou 34 pontos) + triunfo do Vitória (42) = Juventude rebaixado
-
Triunfo contra o Bahia (36) + triunfo do Vitória (42) = mantém chances mínimas de permanência, nos critérios de desempate
-
Derrota (33) + derrota do Vitória (39) = mantém chances mínimas de permanência caso o Santos não vença


