O diretor-presidente da Fomento Paraná, Claudio Stabile, e o diretor Administrativo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Heraldo Neves, foram eleitos para integrar a nova diretoria da Associação Brasileira de Desenvolvimento – ABDE para o biênio 2025-2027. A eleição ocorreu na Assembleia Geral da ABDE, em Brasília, nesta quarta-feira (7).
A ABDE reúne 34 instituições financeiras entre bancos públicos de desenvolvimento, bancos e agências de fomento estaduais, cooperativas de crédito, Finep e Sebrae, que juntas representam mais de 45% do crédito no Brasil, em um mercado de mais de R$ 6 trilhões.
Para a presidência da ABDE foi eleita Maria Fernanda Coelho, atual diretora de Crédito Digital para Micro, Pequenas e Médias Empresas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e ex-presidente da Caixa Econômica Federal (2006-2011).
A posse da nova presidente e dos dois vice-presidentes e nove diretores eleitos se dará nos próximos dias. O primeiro vice-presidente será o diretor de Governo do Banco do Brasil, Euler Mathias, e Heraldo Neves segue como o segundo vice-presidente.
Os novos diretores eleitos foram: Alexandre Barbosa, do Sicredi; Claudio Stabile, da Fomento Paraná; Cledir Magri, da Cresol; Jean Benevides, da Caixa; José Aldemir Freire, do Banco do Nordeste; Marcelo Saintive, do Bandes; Márcia Maia, da AGN; Marcos Vinícius de Castro, da Afeam; e Roberto Batista, do Banco da Amazônia.
Maria Fernanda Coelho agradeceu o apoio ao novo desafio. “É importante que as instituições financeiras estejam alinhadas para cumprir a missão de ampliar o desenvolvimento sustentável do Brasil, fortalecendo os principais setores da nossa economia e gerando empregos de qualidade”, disse.
“Tenho certeza de que a ABDE seguirá como protagonista para ampliar o desenvolvimento do Brasil durante a gestão da Maria Fernanda Coelho, que já foi presidente de um dos maiores bancos do país”, declarou o atual presidente da ABDE e da Finep, Celso Pansera, que apoiou a candidatura da nova presidente.
“A Fomento Paraná tem sido uma referência entre as instituições financeiras de desenvolvimento nacionais em vários aspectos. Nossa participação na diretoria ABDE é uma forma de contribuir com a construção de soluções para destravar e ampliar as condições de acesso ao crédito no país”, disse Claudio Stabile.
Para Heraldo Neves, este foi um dia muito importante para o Sistema Paranaense de Fomento, em especial para o BRDE e para a Fomento Paraná. “Conseguimos manter para o próximo biênio as duas posições de diretoria na Associação Brasileira de Desenvolvimento, mantendo a Fomento Paraná, a sua posição de diretoria, e o BRDE manteve sua condição de segundo e vice-presidente, para fazer um diálogo importante, manter nossas pautas e agendas no Congresso Nacional. E fazer com que o Sistema Nacional de Fomento evolua consideravelmente”, afirmou.
Segundo ele, hoje a Fomento Paraná e o BRDE, somados no Paraná, representam quase R$ 9 bilhões circulando na economia e mais de 50 mil clientes. “Por isso, também essa importância de participarmos e levarmos nossas reivindicações ao plano nacional”, afirmou.