Na manhã desta terça-feira, 5, acionistas da BRF aprovaram a operação de incorporação da Marfrig Global Foods pela companhia. Por volta das 15 horas, a decisão foi referendada em assembleia geral extraordinária por 78,39% dos acionistas da BRF.
De acordo com o fato relevante publicado pela BRF, a efetivação da incorporação depende agora de análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Depois do registro da ata, inicia-se o prazo de 30 dias para que os acionistas exerçam o Direito de Recesso.
Presente em mais de 100 países, com mais de 130 mil colaboradores e uma capacidade de produção anual de cerca de 8 milhões de toneladas, a MBRF se consolida como uma das maiores empresas de alimentos do mundo.
Leia mais:
Incorporação impactou mercado financeiro
No mercado financeiro, a notícia impactou os papéis das duas companhias. As ações da BRF tiveram as negociações suspensas por cerca de 30 minutos, entre 11h50 e 12h20.
Por volta das 14h50, os papéis da BRF apresentavam queda de 1,3%, enquanto as ações da Marfrig registravam alta de 2,4%.
Marfrig destacou a concordância da maioria dos acionistas
Em nota, a Marfrig destacou que a decisão foi confirmada em assembleia depois dos votos enviados por boletim eletrônico no fim de semana.
“A validação da maioria dos minoritários reforça ainda a confiança no processo, conduzido com higidez e em estrita conformidade com os protocolos legais e regulatórios aplicáveis, seguindo as melhores práticas de governança corporativa”, disse a empresa em nota à imprensa.
Leia também: “A agonia do Banco do Brasil”, coluna de Carlo Cauti publicado na Edição 280 da Revista Oeste
A Marfrig formalizou a incorporação ainda em maio, ao divulgar o protocolo e a justificativa da operação, posteriormente atualizados no dia 26 daquele mês.
Desde que assumiu o controle da BRF, em 2021, a empresa vem integrando estratégias e promovendo sinergias operacionais entre as duas companhias.

