Uma das maiores lendas do futebol internacional de todos os tempos, o goleiro Gianluigi Buffon disse, em entrevista ao diário “Corriere Della Sera”, que Neymar foi o melhor atleta contra quem jogou em toda a sua carreira e, de quebra, ainda disse que o brasileiro merecia ter “vencido cinco bolas de ouro”.
“Joguei com três gerações, Zidane, Ronaldo, Messi, Cristiano Ronaldo, Iniesta…”, iniciou Buffon, que foi questionado a escolher apenas um nome. “Neymar. Pelo atleta e pessoa que ele é, deveria ter ganhado cinco bolas de ouro”, disse o astro italiano.
Buffon e Neymar estiveram lado a lado no Paris Saint-Germain e ambos viveram uma traumática eliminação na Uefa Champions League, competição que se transformou na “obsessão” dos franceses nos últimos anos.
Pela edição de 2018/2019, o PSG estava nas oitavas de final e largou bem ao vencer o Manchester United, na Inglaterra, por 2 a 0. Porém, no confronto de volta, no Parque dos Príncipes, os Red Devils conseguiram uma reação histórica, venceram por 3 a 1, e garantiram vaga nas quartas de final.
“Tínhamos vencido por 2 a 0 em Manchester contra o United. Entendi que não estávamos preparando o retorno da maneira certa. Mas não disse: fui o último a chegar, talvez ainda tivesse uma mentalidade provinciana, afinal eram todos campeões, o Mbappé tinha acabado de ganhar o Mundial…”, disse o goleiro.
“Sofremos um gol imediatamente devido a um erro defensivo, o segundo também foi culpa de um passe impreciso da minha parte, acertamos o terceiro e fomos eliminados. Não havíamos preparado o jogo de volta adequadamente”, finalizou.
Hoje com 46 anos, Buffon anunciou sua aposentaria em agosto de 2023, aos 45 anos, e teve o Parma, da Itália, como seu último clube na carreira.