Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cabaré Haikai, peça inspirada em Paulo Leminski, retorna aos palcos

Depois da estreia, em agosto de 2024, e de sessões esgotadas no Festival de Curitiba – o maior da América Latina – a peça Cabaré Haikai, inspirada na obra de Paulo Leminski, retorna em curta temporada no Teatro da Reitoria (UFPR), de 28 a 31 de agosto. Os ingressos já estão à venda no Compre no Zet.

Com direção de Roddrigo Fôrnos, a montagem celebra o artista curitibano, que no ano passado – quando faria 80 anos – foi lembrado com uma série de eventos, incluindo a estreia de Cabaré Haikai, no Teatro Zé Maria. Em 2025, o poeta, escritor, tradutor, professor, publicitário e músico, considerado uma das figuras mais marcantes da literatura brasileira, será o autor homenageado da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

“Leminski merece ser celebrado por mais um ano, e essa nova temporada é também uma oportunidade para quem ainda não viu a peça conhecer uma montagem que mostra o quanto sua obra continua viva e influente na cena cultural brasileira”, ressalta o diretor de Roddrigo Fôrnos. O espetáculo destaca, entre outros aspectos, como as reflexões e produções do artista, também chamado de “Poeta Marginal”, questionam a função da arte no contexto sociocultural brasileiro. “Ele desafiou a separação entre a alta cultura e a cultura popular, acreditava que a arte deveria ser acessível e refletir a vida cotidiana das pessoas”, reflete.

A partir de obras consagradas de Leminski — como Ensaios e Anseios Crípticos, Gozo Fabuloso, Songbook, Catatau e Toda Poesia —, a peça mergulha no universo do autor, destacando não só sua escrita afiada, mas também sua faceta musical. A música atravessa o espetáculo de forma intensa e constante, evidenciando o seu talento em entrelaçar versos e melodias.

A vertente de compositor de Paulo Leminski correu paralelamente e tão intensamente quanto a literária, relembra Estrela Leminski, que assina a dramaturgia da peça ao lado de Eduardo Ramos e Roddrigo Fôrnos. “Meu pai compôs muito. Suas músicas foram gravadas por artistas como Caetano Veloso e Ney Matogrosso, e ele foi convidado para parcerias por figuras fundamentais do Tropicalismo, da Vanguarda Paulista e da cena curitibana”, conta Estrela.

No palco, as atrizes Ane Adade, Michele Bittencourt, Renata Bruel e o ator Kauê Persona se debruçam sobre a obra literária e musical de Leminski, reconhecido por explorar formas alternativas e experimentais, valorizando a liberdade criativa. Ao mesmo tempo, a peça revela como sua arte era um ato de resistência cultural, uma expressão da individualidade e um instrumento para questionar normas e romper convenções.

GALERIA DE FOTOS

  

Ficha Técnica:

Direção: Roddrigo Fôrnos

Elenco: Ane Adade, Michele Bittencourt, Renata Bruel e Kauê Persona

Músicos: Ana Clavijo, Ander Lima, Marcelo Oliveira, Rodrigo Henrique e Vina Lacerda

Direção musical e arranjos: Rodrigo Henrique

Direção de movimento: Ane Adade

Iluminação: Beto Bruel e Lucas Amado

Cenário: Guenia Lemos

Figurino: Albie Conceição

Dramaturgia: Estrela Leminski, Eduardo Ramos e Roddrigo Fôrnos
Assistente de direção: Eduardo Ramos

Preparação vocal: Elis Koppe

Designer: Mariana Borges

Técnico de Som: Valderval O. Filho

Estrategista de conteúdo: Alanna Biatriz

Assessoria de imprensa: Paula Melech

Fotos: Nay Klym e Eduardo Ramos

Vídeos: Sopro Audiovisual

Diretor de Produção: Roddrigo Fôrnos

Assistente de Produção: Alanna Biatriz

Projeção: Veronica Dias

Realização e produção: Na Carreira Produções Artísticas

Apoio cultural: UFPR – Universidade Federal do Paraná / Gaya Bem-Estar / Fuga Café

Serviço:

Cabaré Haikai

Data: De 28 a 31 de agosto
Horário: 5ª a sábado às 20h / domingo às 19h
Local: Teatro da Reitoria – UFPR
RUA XV de Novembro, 1299 – Centro, Curitiba

Ingressos R$ 65 (inteira) e R$ 33 (meia-entrada) à venda no Compre no Zet.

Classificação indicativa: 14 anos

Das assessorias


Compartilhe:

Veja também: