A Polícia Militar de São Paulo homenageou, nesta quinta-feira, 14, o cabo Johannes Kennedy Santana com a Láurea de Mérito Pessoal em 1º grau, a mais alta condecoração da corporação. Só recebem a honraria os agentes que se destacam no cumprimento do dever, em ações operacionais ou administrativas.
O policial foi baleado no pescoço durante a abordagem a dois suspeitos de roubos na comunidade de Paraisópolis, zona sul da capital. Ele não percebeu que um dos homens estava armado. Mesmo ferido, conseguiu acionar o resgate. O helicóptero Águia o levou ao Hospital das Clínicas, onde ele permaneceu 24 horas em observação antes de receber alta.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A entrega da homenagem surpreendeu o cabo e seus familiares. O ato ocorreu no Quartel do Comando Geral da PM, no centro de São Paulo, com a presença do secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, e do comandante-geral da PM, coronel José Augusto Coutinho.
Cabo Santana merece ser promovido por bravura e foi o que sugerimos ao comando-geral da Polícia Militar, durante uma homenagem ao policial. Nada mais recompensador do que vê-lo bem e em pé diante desse grande livramento. pic.twitter.com/Fx7Hcqdfs4
— Guilherme Derrite (@DerriteSP) August 15, 2025
“Na PM, quando vamos exaltar heróis, infelizmente, fazemos isso entregando uma bandeira dobrada para a família do policial”, disse Coutinho. “Ainda bem que dessa vez não aconteceu dessa forma. E é por isso que a gente se emociona. Hoje nossa homenagem é pra você, que honrou com amor a profissão.”
Paraisópolis: PMs que fizeram resgate recebem certificado de honra
Além do cabo Santana, policiais do 1° e 16° Batalhão Metropolitano e do Comando de Aviação da PM, que participaram do resgate, receberam certificado de honra. “São situações como essa que a gente passa a dar mais valor a pequenos momentos na vida, como o tempo com a família. O médico pegou meu exame de tomografia, olhou pra mim e disse que foi um milagre”, afirmou Santana.


O secretário Derrite assinou documento para abertura de sindicância que avaliará a promoção do militar por ato de bravura. “O ato praticado pelo militar reúne todos os elementos que caracterizam a bravura – coragem, audácia, energia e firmeza da ação. É um justo reconhecimento e um exemplo vivo para a tropa”, declarou.
O 89º Distrito Policial, no Jardim Taboão, conduz as investigações. A polícia já prendeu dois suspeitos. A arma do crime foi recuperada, mas a polícia ainda busca o atirador.


