Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

cálculo da lotação conecta gestão financeira à produtividade; entenda

O cálculo da lotação é essencial para conectar a gestão financeira à produtividade na pecuária, definindo a real capacidade de suporte da fazenda.

Em mais um episódio da série “A Conta do Boi”, o zootecnista Gustavo Sartorello informa que a primeira etapa para realizar esse cálculo é a organização do rebanho em categorias simples e funcionais, como matrizes em reprodução, bezerros e machos de treze a vinte e quatro meses.

Ao cruzar o número de animais organizados por categoria com a área de pastagem disponível, o produtor pode calcular dois indicadores fundamentais de lotação. Sartorello afirma que a lotação da fazenda não é um indicador estático, mas sazonal.

Segundo ele, o pecuarista precisa monitorar esse indicador mês a mês para entender a relação entre o número de animais e o crescimento do capim, que é maior na chuva e menor na seca.

Confira:

Importância da gestão de lotação

Ignorar a sazonalidade e manter uma alta lotação na seca resulta em baixo desempenho e perda de peso. É durante esse período que a gestão de lotação se torna uma estratégia de antecipação. “Decidir antes é sempre mais barato do que apagar incêndio depois”, afirma o zootecnista.

Para que a lotação seja calculada com precisão, o pecuarista deve ter uma rotina de pesagens ao longo do ano. A pesagem regular é essencial para transformar a organização em resultado real para a fazenda. Pesar o gado de forma coordenada e consistente, aproveitando momentos como vacinação e desmama, é fundamental.

Atualizações e segurança alimentar

O site do Giro do Boi traz atualizações sobre as práticas na pecuária. Além disso, o programa CPF do Boi visa ampliar a segurança alimentar e ambiental da carne brasileira. Os produtores devem estar atentos às condições climáticas, como o frio e umidade no Paraná, e a chuva volumosa prevista para o sul de Mato Grosso do Sul.

Os especialistas também alertam sobre os riscos de animais 3/4 europeus em clima quente e confirmam o potencial de tricross para carcaça e programas de carne premium. Para mais informações sobre o tema, acesse o site do Giro do Boi.

Com informações de: girodoboi.canalrural.com.br.

Publicado com auxílio de inteligência artificial e revisão da Redação Canal Rural.

Compartilhe:

Veja também: