A frente fria permanece posicionada na altura do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (3) e segue favorecendo o fluxo de umidade oriundo do norte do país, mantendo a condição para chuva forte em diversas áreas do estado . As áreas de maior atenção seguem concentradas sobre a metade sul, entre o oeste, campanha, região central, sul e costa doce, áreas em que haverá risco para temporais acompanhados por raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Por conta da chuva dos últimos dias e também pela expectativa de volumes significativos, o risco para transtornos deverá permanecer elevado – tanto para condições de fortes pancadas quanto para eventuais inundações, alagamentos ou deslizamentos. Entre a região metropolitana de Porto Alegre, Vales e Missões, também pode chover forte no decorrer das horas. Durante os intervalos de chuva, as rajadas de vento podem chegar até 90 km/h.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Entre Santa Catarina e o Paraná, vamos observar um maior predomínio de sol e sem condições para a ocorrência de chuva significativa em praticamente todas as regiões. Excepcionalmente, algumas áreas do leste catarinense e litoral paranaense podem contar com alguma chuva fraca isolada no decorrer do dia. Nas demais áreas de ambos os estados, os destaques seguem sendo a condição de tempo firme e o calor – que começa a ganhar força e se espalhar.
Algumas cidades do norte e noroeste paranaense já podem contar com máximas próximas aos 35ºC. Além da chuva e do calor, os ventos continuam ganhando destaque no decorrer das horas, com rajadas persistentes em boa parte da região durante o dia. Entre o litoral do RS e SC, os ventos podem ultrapassar os 50 km/h, mesmo sem a presença da chuva.
No Sudeste, a circulação de ventos úmidos que sopram do oceano deve favorecer a ocorrência de pancadas de chuva irregulares em alguns pontos do Espírito Santo e também entre a zona da mata e a região dos vales de Minas Gerais, sobretudo no período da manhã. No entanto, não há risco de chuva forte ou acumulados expressivos. Ainda nessa metade leste do estado mineiro, o céu deve permanecer mais encoberto e as temperaturas mais amenas durante o dia, incluindo na capital Belo Horizonte.
Entre São Paulo e o Rio de Janeiro, o tempo já segue firme e sem previsão de chuva significativa. O calor ganha força no decorrer das horas, especialmente no interior paulista, onde as máximas já ultrapassam os 30ºC e a umidade relativa do ar segue significativamente baixa. As capitais São Paulo e Rio de Janeiro devem contar com bastante sol durante a quarta-feira. A capital paulista pode registrar baixos índices de umidade relativa do ar durante as horas mais quentes.
Enquanto no Centro-Oeste, boa parte dos estados seguem sob atuação da massa de ar quente e seca que continua atuando sobre o interior do país. Ao longo do dia, é esperado um predomínio maior do sol entre algumas nuvens no céu, bastante calor e alerta de baixa umidade do ar em grande parte da região. Entre as capitais, Campo Grande e Cuiabá seguem com maior destaque, com chance para máximas significativamente elevadas.
Na capital do Mato Grosso, os termômetros podem bater os 40ºC à tarde. Excepcionalmente no extremo norte e noroeste de Mato Grosso, haverá condições para pancadas de chuva com fraca a moderada intensidade – não sendo descartada a ocorrência de chuva forte no decorrer das horas –, devido ao avanço de algumas instabilidades que atuam sobre a região norte do país.
Já no Nordeste, a entrada de umidade vinda do oceano mantém a chuva sobre praticamente toda a costa leste da região – além de algumas áreas da zona da mata nordestina. O litoral da Bahia entra com maior destaque e risco para fortes pancadas de chuva – não sendo descartado também a ocorrência de temporais – ao longo do dia.
Algumas áreas do agreste e sertão baiano podem contar com chuva isolada. Chove também entre Aracaju e Natal, em forma de pancadas de chuva irregulares, que variam entre fraca e moderada intensidade – não sendo descartada a ocorrência de chuva forte isolada. Nas demais regiões interioranas, o tempo segue firme, com calor intenso e baixa umidade do ar à tarde.
E no Norte, a chuva segue ganhando força entre o Acre, Rondônia e o Amazonas, se espalhando também em boa parte do estado de Roraima. Ao longo do dia, podem ocorrer fortes pancadas de chuva, acompanhadas por rajadas de vento. No Amazonas, não estão descartados eventuais temporais. Entre o norte do Pará e o Amapá, pode chover fraco e de maneira isolada no decorrer das horas. No Tocantins, o tempo segue firme e as temperaturas lá no alto, com máximas significativamente elevadas e alerta de baixa umidade do ar à tarde.