Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara aprova PL para criação social de moradias por autogestão

Proposta busca cooperativismo habitacional para enfrentar déficit habitacional da cidade

O projeto é de autoria do vereador Julio Küller

O projeto é de autoria do vereador Julio Küller –

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou, com 15 votos favoráveis, nessa segunda-feira (18) o Projeto de Lei nº205/2025, de autoria do presidente do Legislativo, vereador Julio Kuller (MDB). A medida visa a produção social de moradias por autogestão, com as próprias comunidades participando do planejamento e execução das obras, tendo como objetivo promover o direito à moradia digna.

Conforme o autor do projeto, a produção social de moradia por autogestão entende-se como um processo coletivo e solidário, em que as próprias famílias organizadas em cooperativas ou associações participam ativamente das construções, ou reformas de suas casas, com o apoio de equipes técnicas especializadas.

A proposta busca enfrentar o déficit habitacional da cidade com uma alternativa mais justa, econômica e acessível. Além disso, a iniciativa tem como objetivos promover o associativismo e o cooperativismo habitacionais, estimular o financiamento de projetos e obras e fomentar a implementação de cidades inteligentes.

Durante a discussão, o deputado Ricardo Zampieri (PL) manifestou ressalvas em relação à transparência envolvendo a execução do projeto. “O principal ponto é que observamos algumas obras que, pelo fato desses recursos serem repassados para as cooperativas, esses sistemas de organização interna, ele tem problemas com obras inacabadas, tem problemas com a gestão de recursos, como em qualquer situação do poder público, ele está aberto a esse risco”, ponderou o parlamentar antes de se abster na votação. 

A medida, aprovada em primeiro turno, deve ser novamente votada na sessão de quarta-feira (20) e, se aprovada, segue para avaliação do Poder Executivo que tem 15 dias para vetar ou sancionar o texto.

Das Assessorias.


Compartilhe:

Veja também: